Home » Organização do Lar » Dicas de limpeza e organização para receber os amigos em casa
Organização do Lar
limpeza-e-organização-para-receber-os-amigos-em-casa

Dicas de limpeza e organização para receber os amigos em casa

Tá afim de receber os amigos em casa? Mas, ao mesmo tempo acha trabalhoso preparar tudo para recebe-los? Saiba que socializar faz muito bem para a saúde e melhora a qualidade de vida. O post de hoje é sobre dicas de limpeza e organização para receber os amigos em casa.

Continue lendo este artigo e veja como não é tão trabalhoso assim organizar uma confraternização em sua casa, basta se organizar antes deixando seu lar bem arrumado e limpinho para receber seus amigos como eles merecem.

Por onde começar...

Além da limpeza e organização para receber os amigos em casa. Primeiramente você deve fazer um planejamento da reunião. Definir quem irá convidar. Procurar reunir pessoas que tem alguma afinidade ou se conhecem.

Peça sempre para que os convidados confirme presença com antecedência e que te avisem no caso que quererem levar algum acompanhante.

Se for um jantar ou almoço, consulte os seus amigos antes de preparar o menu, levando em consideração as preferências e restrições de cada um. Por exemplo se um dos seus amigos for vegetariano faça uma opção de prato sem a proteína animal para ele.

Preparando o ambiente

limpeza-para-receber-os-amigos-em-casa

Considere primordial a limpeza e organização para receber os amigos em casa. Mesmo que a reunião seja feita na sala-de-estar ou na varanda, uma hora ou outra seus amigos vão acabar passando pelos outros cômodos da casa. Por este motivo considere a casa inteira o ambiente da "festinha" e ajeite tudo para recebe-los.

Tenha um espacinho reservado para os seus convidados guardarem a bolsa, pode ser uma cadeira, cabideiro ou aparador próximo a porta de preferência. Caso não seja possível reserve um quarto para esta função.

Deixe o ambiente limpo, faça aquela faxina na casa no dia anterior ou algumas horas antes de seus amigos chegarem. Certifique-se um pouco antes do horário combinado de que todos os banheiros da casa possuem papel higiênico, sabonete e toalhas limpas.

Ainda nos banheiros evite deixar escovas de dentes e produtos pessoais expostos. É interessante até mesmo fazer uma cestinha para deixar no banheiro com alguns agradinhos para o convidado, semelhante a aqueles que a gente encontra nos banheiros de festas de casamento, como lencinho de papel, absorventes, desodorante, um anti-acido, creme hidratante, entre outros itens que quiser.

Enfeite o ambiente com objetos decorativos, velas aromáticas e capriche no visual.

Seja criativo

Use a criatividade para decorar a mesa, pense em decorações divertidas, você pode fazer mesas temáticas ou de datas comemorativas por exemplo Halloween, Carnaval, entre outras.

Cozinhe um jantar bem gostoso, ou faça a noite do fondue. E se você não quiser ir pra cozinha, não tem problema, faça a noite da pizza. O importante é fazer a reunião acontecer.

E não se esqueça da música. Monte uma playlist bem legal, com sons que seus amigos gostem para deixar o ambientes mais acolhedor e divertido.

Cuidados durante a recepção

Seus amigos já chegaram, você estão comendo, rindo e se divertindo muito, mas também é necessários ter alguns cuidados com a organização e higiene. Além de ficar atento e preparado ao que pode acontecer.

limpeza-e-organização-para-receber-os-amigos-em-casa

Um dos cuidados é a manutenção do banheiro, manter a cozinha limpa, e estar preparado para possíveis acidentes. Como por exemplo algum convidado derramar vinho no chão, ou sujar o seu sofá de gordura. Neste caso a limpeza deve ser feita imediatamente para não manchar.

Para manchas de vinho o truque é passar leite fervendo no local e finalizar a limpeza com sabão neutro e água. Manchas de gordura também devem ser limpadas rapidamente, a dica neste caso é usar bicarbonato de sódio para absorver o excesso e para tirar o restante esfregue detergente e água.

Mantenha os copos sempre e taças sempre cheios e sempre pergunte se eles precisam de alguma coisa.

Ah, e não deixe de tirar aquela foto para registrar o momento, ein?

Quando a visita é inesperada, o que fazer?

Você esta em casa, mas ela não esta tão organizada quanto gostaria. Você esta bem no dia da faxina. Você não teve tempo de lavar a louça e algumas coisas ainda estão fora do lugar, e você esta com aquela roupa de ficar em casa terminado de lavar o quintal. Seu telefone toca, e... É algum familiar ou amigo seu dizendo que esta próximo da sua casa e vai dar uma passadinha ai. O que você faz? Alterativa 1: senta e chora. Alterativa 2: diz que não pode recebe-los no momento. Alternativa 3: Inventa uma desculpa e diz que vai sair.

visita-inesperada-no-dia-da-faxina

Eu acho que você não vai fazer nenhuma das alternativas acima. Mas se você não sabe o que fazer, aqui vai a minha dica: Responde ao telefone que eles podem vir e que será um prazer recebe-los. Até eles chegarem você ainda terá alguns poucos minutos para tomar atitudes rápidas. Se troque e coloque uma roupa mais apropriada para receber visitas. Se a casa estiver empoeirada abra todas as janelas para fazer o ar circular. Guarde todos os objetos espalhados, não precisa se preocupar em guarda-los em seus lugares certos por hora, coloque dentro de algum cômodo em que a visita não entrará ou dentro de algum móvel, apenas tire-os de vista.

No banheiro, troque a toalha por uma limpa, verifique-se que há sabonete e papel higiênico. Na cozinha, coloque as louças sujas dentro da lava-louça, se não tiver uma, a solução é coloca-las em uma bacia, guardar dentro da pia ou levar para lavanderia. Se você não tiver este tempo, mantenha a visita apenas na sala, então a princípio foque a arrumação apenas na sala e no banheiro e se houver mais tempo durante a correria passe a arrumação para a cozinha.

Provavelmente você não terá nada preparado para servir, mas faça um café e improvise algum tira gosto com algum alimento pronto que tenha na dispensa.

Como arrumar a casa DEPOIS de receber os amigos

Quando nos reunimos com amigos aqui em casa para um jantar, sempre costuma acabar bem tarde, e não passo a noite, lavando louça, não! Você não precisa fazer isso, mas tem algumas atitudes que são imprescindíveis você fazer no mesmo dia, como embalar e guardar as sobras na geladeira. Colocar todas as louças usadas na pia. Jogar os guardanapos e restinhos que sobraram no prato fora. Jogar água e detergente sobre as louças sujas para evitar que a sujeira grude deixando a limpeza mais fácil para o outro dia.

Depois de fazer esta pré-limpeza, vá aproveitar o seu descanso merecido.

No dia seguinte, já descansada você pode terminar a arrumação da casa sem pressa. Lave toda a louça. Organize tudo de novo em seus devidos lugares. Faça a limpeza como esta acostumada a fazer sempre.

arrumar-a-casa-DEPOIS-de-receber-os-amigos

Se você gostou deste post sobre limpeza e organização para receber os amigos em casa, vai gostar também deste: 8 dicas de organização para manter a casa arrumada.

Conclusão e dica extra de limpeza e organização para receber os amigos em casa

Dica extra: Celebre a vida com as pessoas que você gosta, e faça momentos incríveis com elas.

Você viu como não é um bicho de sete cabeças a limpeza e organização para receber os amigos em casa.

E ai, o que achou das dicas de hoje? Vocês também gostam de receber os amigos em casa? Como vocês arrumam a casa para recebe-los? Comentem com a gente. E não deixem de compartilhar este post com seus amigos.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...