Home » Organização do Lar » Como evitar bagunça em casa
Organização do Lar

Como evitar bagunça em casa

Sempre que iniciamos a organização em algum cômodo da casa, mesmo que algumas vezes seja cansativo, pois alguns cômodos se passam horas ou até dias, no final temos uma sensação de prazer e satisfação no final de cada organização.

E manter essa organização é fundamental para que sempre se mantenha a ordem é você continue a encontrar seus objetos, documentos com facilidade e praticidade. E evitar a bagunça do dia a dia é sem dúvida uma maneira de manter o seu lar organizado e não precisar mais passar horas organizando, pois se você manter essa organização não terá mais dor de cabeça e nada bagunçado.


Hoje irei dar dicas de como evitar que a casa fique bagunçada e de como manter sempre bem organizado com pouquíssimo tempo.

Organização mensal

Depois daquela mega organização e preciso que todos os meses você dê aquela olhadinha em todos os cômodos. Pense que não adianta deixar um prazo muito grande para a organização, caso contrário você acumulará e voltará ao início de toda a organização e levará mais tempo para organizar tudo novamente. O ideal é organizar todo mês. Dessa forma não vai precisar de muito tempo, pois sempre se manterá organizado.

Desapegue do que não usa

Bom, sempre iniciamos com o desapego. Com certeza você já deve ter feito isso quando iniciou a organização em algum cantinho do seu lar. Pois é necessário em cada organização se desfazer de todos os itens que você não usa. Bem nesse momento de manter a casa organizada, acabamos por perceber que alguns itens que achamos que estávamos usando, ou que estávamos mais apegados nos não utilizamos. Então esse é o momento de desapegar de vez e perceber que ele está ocupando espaço.

Não use a desculpa que talvez vá usar. Se não usou até agora não vai mais, então descarte e ganhe mais espaço na sua casa.



Itens usados com frequência

Tudo o que você usa com frequência tem que ficar bem organizado e cada qual no seu lugar.

Um exemplo são as bolsas ou sapatos que mais utiliza. Deixe na frente para que facilite a sua organização. Chegar cansada do trabalho e ter que guardar a bolsa no fundo do armário, acaba que você está cansada e pode deixar em outro lugar.

Chaves e correspondências também já organize cada um em seu local definido.

No banheiro sempre deixe os produtos de mais utiliza em uma prateleira, e os que usa com menos frequência dentro do armário

Você aplica isso em todos os cômodos da casa, nos quartos, sala, cozinha e área de serviço, etc


Organizadores

Utilize sempre caixas organizadoras, elas são práticas e você ainda pode usar etiquetas para deixar bem organizadas. Você também pode montar as suas com caixas de papelão e adaptar para o que precisa no dia a dia

Papéis

Esses precisamos ter um cuidado especial não é mesmo?
Quase todos os dias recebemos papéis, sejam contas, bilhetes, folhetos, uma quantidade enorme, e se apenas pegarmos e deixamos em cada canto, vai acabar que cada cantinho da sua casa terá um papel.
Todas as vezes que você receber um papel, verifique o que é e já organize no local de seu destino, na pasta de contas, no cantinho de bilhetes ou no lixe. Nunca deixe para depois, pois depois haverá mais.

Quartos

Sempre arrume seu quarto antes de sair de casa, você vai demorar no máximo 5 minutos por dia para isso e faz uma grande diferença quando você chegar em casa depois de um dia cheio.
Não deixe sapatos e roupas jogadas, não vai usar, mudou de ideia de roupa já coloque no lugar onde estava.

Cozinha


Sempre deixe a pia sem louças, nunca vá se deitar com loucas na pia. No outro dia você estará com pressa ou poder acordar atrasada e chegar ainda mais e ela estará lá. Faça sempre antes de ir dormir

Dicas:
Depois de todas as refeições tire os pratos da mesa e deixe ela como estava.
Guarde os alimentos em seu local designado.

Deixe sempre um cesto de roupas sujas no banheiro e na lavanderia para não ficar espalhadas no quarto ou no banheiro.

Estenda de imediato as tolhas de banho.

Não largue nada na mesa. Sempre utilize os organizadores logo que chegar em casa, dessa forma você cria um hábito e sempre saberá onde está cada coisa.

Gostou? Então curti, comenta e compartilha! Te aguardo no próximo post!


Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...