Home » Organização do Lar » Volta às aulas! Como Organizar o Material Escolar
Organização do Lar

Volta às aulas! Como Organizar o Material Escolar

As férias já estão terminando. E o início das aulas estão logo aí.

Certamente já esquentaram a cabeça na procura do melhor preço e também com qualidade para o material escolar. E isso é uma grande maratona, tanto na internet como nas lojas. São pesquisas infinitas para comprar. Pois a cada ano que se passa mais itens são incluídos para o aprendizado de nossos filhos. E claro os preços também mudam.

Depois dessa grande maratona na hora da escolha, chegou a hora de organizar todo esse material, etiquetar e separar o que irá usar nesse primeiro semestre, e que não é pouca coisa não.

É muito importante que além da qualidade do material, ter um cuidado na hora de guardar, pois com um descuido na organização, todo esse material que foi comprando com tantas pesquisas, podem ser danificado por má organização e isso é um prejuízo que não queremos no nosso bolso, certo?

Então quer tal aproveitar esse momento com seu filho e começar a organizar, etiquetar e guardar todo o material?

É um momento de estar presente na vida deles no inicio de algo tão importante, o conhecimento. E também de ensina-los a como organizar cada item com cuidado e carinho, pois não é barato a educação hoje em dia e eles com certeza precisam ter entendimento de quanto o material escolar para o aprendizado é precioso para eles.

Então vamos as dicas!

Verifique os itens que já tem casa

Alguns dos materiais escolares do ano anterior, podem ser reutilizados nesse semestre. Um exemplo: tesoura, réguas, estojos, faça uma varredura. E junte aos novos materiais.



Encapar e Etiquetar

Encape todos os livros e cadernos se necessário, use papel contact transparente, são os mais indicados. Além de visualizar o título do livro, mantém conservado por muito mais tempo. Identifique todos os materiais com os dados do seu filho, com nome e a informação do ano letivo que ele está. Dessa forma, caso ele perca será fácil de ser encontrado e identificado.


Organizando os materiais

Para organizar os materiais que terão um uso frequente, você pode utilizar prateleiras e separar com caixa divisórias para cada matéria ou tema.

Se tiver muitos livros pode reutilizar caixas de cereais ou caixa de papelão, que já tem em casa, é só encapar e colocar etiquetas, assim ficará muito mais prático na hora identificar qual livro e guardar.

Uma dica bacana para quem mais de um filho é colocar nas caixas os nomes deles, assim não se misturam o material um do outro.

Se você não tem muito espaço, pode usar gaveta para a organização do material, mas não se esqueça de etiquetar. E também organize os itens pequenos.

Material para o segundo semestre

Para o material que será usado no próximo semestre, faça a identificação com as etiquetas e organize em caixas transparentes e bem fechadas.

Um cantinho para os estudos

Ter um cantinho para os estudos é muito bom. Se tiver um espaço em casa, organize para seu filho. É ótimo para eles fazerem as tarefas diárias, e organizar os materiais necessários. Se tiver uma escrivaninha é perfeito, caso contrário, é só adaptar com algum móvel que tenha em casa ou até montar com uma prateleira a mesa.

Seu filho já cria o habito de manter organizado o seu cantinho de estudo e isso também ajuda além da concentração, não deixar espalhado pela casa várias canetas, papeis enfim, é um bom lugar para ter um ambiente que estimule o aprendizado.

E para os babys também. Eles precisam criar e desenvolver o hábito de conhecimento.

Deixar com antecedência tudo organizado vai deixar você e seu filho muito mais tranquilo para iniciar as aulas, nada de correria, ou comprar algum material escolar que faltou. Será um inicio de aulas sem estresse e com muito entusiasmo.

Beijos e até a próxima!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...