Home » Organização do Lar » Ideias incríveis de como organizar o ateliê em casa
Organização do Lar
Ideias-incriveis-de-como-organizar-o-atelie

Ideias incríveis de como organizar o ateliê em casa

No artigo de hoje veja ideias incríveis de como organizar o ateliê.

O ateliê é aquele espaço agradável onde você pode usar a imaginação e criar lindas artes. Porém, com tantos materiais e equipamentos é muito fácil perdermos o controle na organização do nosso amado cantinho de artesanato, não é mesmo?

Mas, não se preocupe, se ligue nessas dicas e deixe o seu ateliê prático, funcional e ainda por cima bonito. Com o ateliê organizado você tem muitas vantagens como:

  • Não perder tempo procurando materiais perdidos na bagunça.
  • Não passar vergonha quando receber algum cliente no ateliê.
  • Evita desperdícios de materiais.

Vamos as ideias e dicas:

Deixe a bancada livre

Ideias-incríveis-de-como-organizar-o-ateliê

Sim, todo ateliê deve ter uma bancada, é ela que você vai usar para trabalhar. Portanto a mantenha livre, isso com certeza irá facilitar o seu rendimento, pois não precisará ficar arrastando os materiais para arrumar espaço.

Deixe a bancada o mais livre possível, deixando apenas os acessórios ou materiais que estiver usando no momento, ou, os que utiliza com mais frequência como a máquina de costura, por exemplo. Aliás outra dica é, usar uma capa em sua máquina de costura para não acumular poeira e protege-la.

Abuse das prateleiras

Prateleiras são práticas, e excelentes para otimizar espaço, se encaixam em qualquer lugar e você pode encontra-las em diversos preços, materiais e tamanhos.

Umas das ideias incríveis de como organizar o ateliê é abusar das prateleiras e saiba que você pode criar a sua própria prateleira. Uma maneira de se criar prateleiras resistentes é utilizando placas de MDF ou tábuas de pinos.

Guardando itens de estoque

Utilize uma prateleira próxima ao teto para guardar itens de estoque de menor uso. Para organiza-los utilize caixas organizadoras ou cestos, não se esqueça de etiqueta-los com o nomes dos itens guardados em cada uma delas, assim só de bater o olho você vai se lembrar de seus conteúdos e evitar comprar novamente aquilo que você já possui.

Os materiais de estoque de maior uso guarde em um armário, utilizando caixas organizadoras transparentes, para que você possa ver o conteúdo facilmente sem precisar abri-las.

Use placa de Eucatex para organizar

placa-de-Eucatex-para-organizar-atelie

Lá fora essas placas são conhecidas como Pegboard. Se trata de uma chapa com furinhos que você pode pregar na parede para organizar aquilo que precisa estar sempre a mão.

Na placa de Eucatex você pode encaixar ganchinhos para pendurar materiais como tesoura, cortadores, fitas, prateleiras, cestinhas, caixas organizadoras, e o que mais precisar organizar para ficar prático e rápido de encontrar.

Invista em caixas organizadoras

Caixas organizadoras são ótimas não apenas para organizar mas também para contribuir com a decoração de qualquer espaço.

Você não precisa comprar caixas organizadoras caras para organizar seu cantinho de artesanato. Você pode reaproveitar caixas de papelão e transforma-las em lindas caixas organizadoras, encape-as com papel ou tecido e use a imaginação para decora-las.

Dentro de cada uma delas, você pode até fazer divisórias para guardar miudezas como botões ou miçangas. Uma dica também é etiquetar todas as caixas, assim fica muito mais fácil encontrar o que precisa.

Reutilize para organizar

Dentre as ideias incríveis de como organizar o ateliê não poderia falta essa pois é econômica e estimula a criatividade. Utilize a imaginação que você usa para fazer as suas artes na criação de organizadores utilizando materiais reutilizados. Como assim? Calma que eu te explico. Por exemplo:

  • Vidros transparentes podem se tornar excelentes organizadores de miçangas ou botões.
  • Uma caixa de papelão e alguns palitos de churrasco podem virar um prático organizador de linhas
  • Canos de PVC podem ganhar uma utilidade extra organizando suas fitas ou durex coloridos ou ainda seus pincéis com suportes na parede.

Deixe seu computador te ajudar na organização

computador-organizado

Organize no seu computador utilizando pastas, separe por categoria, para sempre que precisar de alguma coisa, ache facilmente. Separe uma pasta para moldes, outra para receitas, outra para inspirações e assim por diante. Para criar uma pasta basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar Novo - Pasta, e nomeá-la com um nome referente aos arquivos salvados nela.

Faça pastinhas também com os projetos das suas clientes, nomeando com seus respectivos nomes. Dentro dela, coloque as fotos das referências mandadas por elas, moldes ou receitas que serão usados para a criação.

Você pode fazer até mesmo um documento com uma relação de materiais que precisarão ser comprados, entre outras coisas, deixando tudo documentadinho e organizado para não confundir as clientes e terminar projeto dentro do prazo.

Conclusão

Você viu no artigo de hoje como acabar de uma vez por todas com a bagunça no ateliê e transforma-lo em um ambiente mais prático, funcional, sem o risco de perdas de material. E que você possa inclusive receber seus clientes e causar boa impressão.

Se você já utiliza algumas dessas ideias incríveis de como organizar o ateliê comente aqui e se você tem alguma outra ideia ou dica para compartilhar deixe também, vou adorar saber.

1 comentário