Home » Organização do Lar » Final do ano é a melhor época para desapegar
Organização do Lar Organização Pessoal

Final do ano é a melhor época para desapegar

Mais um ano chegando ao fim e você ainda esta com aquele par de sapatos que não usa a um tempão guardado no armário? É hora de desapegar! Então aproveite o momento em que estamos, pois o final do ano é a melhor época para desapegar...

Vamos começar pelo guarda-roupa

desapegar-armario

Você sabia que quando roupas e sapatos guardados no armário não forem usados por um ano, dificilmente serão usados novamente? É sério, e isso foi até comprovado! Então, desapegue-se de todos eles, e abra espaço dentro do guarda-roupa.

Faça disso um momento de diversão, experimente as roupas, e veja o que você já não gosta ou não lhe serve mais.

Não se esqueça de checar as suas bolsas e sapatos, a mesma regra serve para eles. Não usa a mais de um ano? Vai para a caixa de desapego.

Doe aqueles sapatos ou bolsas que estão mais velhinhos, mas que ainda estão em condições de uso.

Quais peças do guarda-roupa devo desapegar?

Além das peças que não utilizou o ano inteiro, vamos listar outras peças que também já podem ir para caixa de desapego, como:

  • Peças de seu ex-namorado que ainda estão no armário
  • Roupas que não estão mais na moda
  • Roupas que não lhe serve mais
  • Peças intimas velhas

Livre-se do que estiver quebrado

Livre-se-do-que-estiver-quebrado

Muitas vezes objetos acabam quebrando em nossa casa como eletrônicos e eletrodomésticos, super normal, porém, o que acabamos fazendo é guarda-lo em algum lugar longe da nossa vista e o esquecemos lá pelo ano todo.

Mas, o ano esta acabando e é hora de fazer a limpa em tudo que estiver avariado. Não queira começar o ano que vai se iniciar com coisas quebradas.

Separe o que tem conserto e conserte, o que não tiver ou não valer a pena descarte. Porque, vamos combinar né, qual é o sentido guardar aquilo que não tem funcionalidade nenhuma.

Que tal um dinheirinho extra?

Que-tal-um-dinheirinho-extra

Que tal ganhar um dinheirinho extra no final de ano? Super, não é mesmo? Afinal, esta é a época do ano em que mais gastamos. E é também a melhor época do ano para promover um bazar entre os amigos.

Pode ser um bazar de venda ou de trocas. Saiba que esta prática é sustentável porque corremos o risco de poluir o meio ambiente quando apenas descartamos algo.

Você também pode desapegar do que não quer mais em sites ou grupos de desapego na internet. Existem muitos sites na internet conhecidos pela venda de usados como o Enjoei, Mercado Livre, OLX, entre outros. No facebook você também pode encontrar grupos de desapego por trocas ou vendas.

A cozinha não deve ser deixada de fora!

A-cozinha-nao-deve-ser-deixada-de-fora

Cozinha: o lugarzinho para ter excessos. É o lugar onde brotam potinhos sem tampa, vidros de geleia vazios na geladeira e por ai vai.

Faça uma limpa na sua cozinha e descarte tudo o que não tem mais utilidade, como potes rachados, panelas sem cabo, panos de pratos manchados, talheres quebrados entre outros objetos que já não servem para nada.

Você sabia que eliminar os excessos da cozinha não só é bom para abrir mais espaço, como também para facilitar a limpeza.

Aproveite este momento para dar uma garimpada na geladeira, freezer e armários. Dar uma boa limpada em cada um deles, e separar o que pode ser mantido e o que deve ser descartado. Descarte alimentos vencidos, e os alimentos em excesso que podem se estragar doe para família ou vizinhos.

Os cosméticos também devem entrar na onda

Os-cosmeticos-tambem-devem-entrar-na-onda

Os produtos de beleza assim como os alimentos que consumimos também possuem prazo de validade. Eles também expiram.

Dê uma geral em suas maquiagens e cosméticos, cheque o que esta fora do prazo de validade ou perto da data de vencer. Quando vencidos eles já perdem sua eficácia e podem causar danos para sua saúde, causar alergias e deixar sua pele com aparência feia. Você não quer isso, certo? Afinal, usamos produtos de beleza para ficarmos mais bonitas e não mais feias! Portanto não arrisque começar o ano seguinte com a pele cheia de manchas.

Algo também muito comum de acontecer é você comprar produtos repetidos. Um creminho ali, um condicionador aqui, um protetor labial e quando demos conta o banheiro esta lotado de produtos pela metade ou acabando. Depois que fazer a limpa, tenha a meta de acabar com todos os produtos começados antes de comprar novos.

Outros objetos além dos cosméticos também são comuns de a gente deixar acumular como grampos, escovas de cabelo, elásticos. Mas, cá entre nós, não há necessidade de possuirmos diversas escovas de cabelo. Você pode ter uma no banheiro e outra na bolsa por exemplo, já fica de bom tamanho.

Quanto aos grampos de cabelo verifique os que ainda tiver em condições de uso, descarte os que estiverem enferrujados.

Envolva toda a família ao momento desapego

Envolva-toda-a-sua-familia-ao-momento-desapego

Se você mora com outras pessoas na casa, faça todos colocar a mão na massa. Assim, você não corre o risco de descartar algum objeto que é importante para eles.

E ai, o que achou das dicas de hoje sobre aproveitar esta época do ano ara desapegar? O que acha que começar o próximo ano com as energias da casa renovadas?

Leia também: Como desapegar dos excessos e ser menos consumista?

Então, se você gostou deste post não deixe de compartilhar com seus amigos e deixar seu comentário!

Boa festas!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...