Home » Organização Pessoal » Faxina mental: a organização começa dentro de você
Organização Pessoal
faxina-mental

Faxina mental: a organização começa dentro de você

Faça uma faxina mental, organize a sua mente e se livre de tudo aquilo que lhe faça mal. Não sabe como? Continue lendo este post e veja as dicas para limpar a mente e viver melhor.

Engana-se quem pensa que apenas a saúde física que deve ser cuidada. A saúde mental, ou seja o estado de bem-estar, a capacidade de se recuperar do stress da rotina do dia a dia e a produtividade, deve ser também alvo de cuidados.

Com uma mente saudável você tem mais autonomia e pode gozar de uma vida mais plena e organizada.

Como saber se está na hora de fazer uma faxina mental:

faxina-mental

  • Você sente que não tem tempo de fazer tudo o que precisa ou almeja fazer.
  • Você costuma esquecer facilmente das coisas.
  • Você se cansa muito facilmente, geralmente já acorda cansado.
  • Sempre está procrastinando aquilo que precisa ser feito.

Organize a sua mente

A organização não é simplesmente comprar um objeto organizador para organizar seu armário. A organização deve começar dentro de você!

Você precisa conhecer seu interior e determinar aquilo que é realmente importante para sua vida e para as daqueles que o cercam.

5 dicas para fazer uma faxina mental

1 - Tenha motivação

Falando assim parece que até fácil, que a motivação vai vir como um passe de mágica, mas infelizmente não é bem assim. A motivação e iniciativa para mudar precisa ser transformada com pequenas atitudes. Como estabelecer metas possíveis e objetivos claros.

Sem propósitos e objetivos as pessoas acabam ficando perdidas, mas quando elas focam naquilo que realmente almejam elas passam a ter mais foco, energia e vontade de concluir cada tarefa diária que a levará a alcançar seu objetivo.

Com os objetivos determinados se torna muito mais fácil priorizar aquilo que é mesmo importante para alcançá-lo e eliminar aquilo que não vai te levar ao resultado final. Ou seja, você passa a deixar de perder tempo com bobagens, pensamentos ou atitudes que não irão te levar a lugar algum.

2 - Utilize o método Mindfulness

Não sabe o que é mindfulness? Calma que eu te explico. Mindfulness tem como objetivo trazer a mente para o presente, para o seu estado dê atenção natural. Onde você estará mais focado no presente e ciente de tudo o que acontece a sua volta.

Este método também te ajuda a não ficar remoendo o passado e nem se preocupar com o futuro.

Mindfulness, também conhecido como atenção plena, pode ajudar pessoas que sofrem de transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade e até mesmo da depressão.

O mais curioso é que você já pode ter ficado em um estado de atenção plena em algum momento da sua vida sem ter percebido.

É isso mesmo! Sabe aquele momento que você está fazendo uma caminhada ao ar livre sozinho, você começa a respirar o ar puro e do nada você começa a perceber que nem mesmo viu o tempo passar. Ou já escutou aquela música que adora tão intensamente, com tanta atenção que não pensou em mais nada. Esses são momentos dê atenção plena, e eles fazem muito bem à mente.

3 - Tenha um hobby

Se você foca o tempo todo na sua rotina e nos seus afazeres você acaba prejudicando a sua saúde mental, e em consequência acaba ficando mais estressado e ansioso.

Se seus momentos de lazer se limitam a assistir programas de TV ou navegar nas redes sociais, tudo bem também, se isso faz você descansar a mente e relaxar. Mas escolha por outro lado, um hobby quê saia um pouco daquilo que você sempre faz no cotidiano e que gera benefícios não só sua mente mas também ao seu corpo. Assim, você já consegue unir o útil ao agradável.

Entre os hobbies possíveis pode se praticar um esporte, fazer uma caminhada, dançar, andar de bicicleta. Ou até mesmo meditar, seu hobby também pode ser cozinhar, fazer algum tipo de artesanato, ler, fotografar, entre muitos outros. Escolha aquele que mais combina com você.

Pode ser difícil escolher um hobby, deve ser alguma coisa que te dê prazer e que te divirta, mas insista em escolher este passatempo e faze-lo com frequência. Você terá diversos benefícios com esse tempo que estará dando para fazer alguma atividade que gosta. E, acredite, este será um tempo de qualidade. Outro benefícios de se ter um hobby é que você pode conhecer novas pessoas. Você pode ampliar o seu conhecimento e até mesmo fazer do seu hobby uma nova fonte de renda.

4 - Não deixe de procurar ajuda

Caso você esteja com sintomas de ansiedade, ataques de pânico, depressão, entre outros. Não deixe de pedir ajuda dos familiares e também não tenha vergonha de pedir ajuda profissional. Pois em casos assim, quanto mais cedo identificados e tratados melhor e mais rápido será a sua melhora e mais tempo de qualidade de vida.

5 - Se relacione com as pessoas

Se relacione mais com as pessoas que você se identifica. Procure sempre conhecer pessoas novas. Permita-se trocar afeto com as pessoas, isso fará bem à alma e a saúde mental, faz você sorrir e esquecer das preocupações.

Conclusão

Você viu que não é apenas o corpo que precisa de limpeza, mas também a mente. Assim como a organização não se limita apenas a organizar objetos materiais, e sim também organizar os pensamentos, os objetivos os sentimentos.

Você viu como a faxina mental irá te ajudar a ter uma vida com mais tranquilidade, com menos estresse. Podendo, inclusive, se livrar de problemas de saúde e depressão.

E aí, o que achou do post de hoje sobre faxina mental? Acha importante organizar a mente também? Gostou das dicas? Se sim, não deixe de deixar o seu comentário e compartilhar com seus amigos.

Até a próxima...

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...