Home » Organização do Lar » 8 estratégias para ganhar espaço em cômodos pequenos
Organização do Lar
ganhar-espaco-em-comodos-marcenaria

8 estratégias para ganhar espaço em cômodos pequenos

Se sua casa é pequena e por isso aproveitar os espaços para você é um grande desafio. Considere os seus problemas acabados. No post de hoje vou trazer dicas e estratégias para ganhar espaço em cômodos pequenos a fim de organiza-los melhor e até mesmo decora-los da forma que mais gosta.

Os principais desafios encontrados por quem mora em ambientes pequenos esta em aproveitar espaço sem que a casa fique confusa, com tudo parecendo entulhado.

Não tem nada de errado em morar em um apartamento ou casa pequena. Aliás este tipo de ambiente esta cada vez mais presentes em diversos projetos.

O que você deve ter em mente antes de tudo é que para otimizar espaços e fazer com que um ambiente pequeno se pareça maior, você deve fazer um planejamento. E em seguida aplicar alternativas que vão desde a escolha dos móveis até a cor das paredes. Parece complexo, mas não se preocupe, ganhar espaço em cômodos pequenos é mais fácil do que parece.

Com as estratégias deste artigo, você irá tornar qualquer espaço por menor que seja mais charmoso e funcional. O melhor de tudo é que esses truques você pode aplicar em ambientes residenciais ou empresariais.

Siga as estratégias para ganhar espaço em cômodos pequenos

Essas 8 estratégias deste artigo podem ser aproveitas em qualquer ambiente da residencia, confira.

1 - Cores claras

ganhar-espaco-em-comodos-pequenos-cores-claras

Um ambiente que utilize uma cartela de cores claras dá a sensação de ser mais espaçoso. Você pode apostar em branco, cinza claro, tons pastéis e até mesmo papéis de paredes em cores neutras.

Lembre-se, sua casa ou seu cômodo não precisa ser sem graça, e o fato de optar por tons claros não significa nenhuma limitancia, há muitas possibilidades, então use a imaginação.

Uma ideia bacana é usar papéis de parede para delimitar espaços dentro do ambiente. Com este truque você consegue diferencia-los dentro no mesmo lugar.

Ambientes iluminados também fazem toda diferença e faz o ambiente parecer maior.

2 - Utilize espelhos

ganhar-espaco-em-comodos-pequenos-espelho

A utilidade de um espelho vai muito além de checar o look antes de sair de casa, ou tirar selfies em sua frente, quem nunca?

Na verdade um espelho para o objetivo de ganhar espaço em cômodos pequenos pode ser um truque muito valioso.

Eles ajudam a deixar o ambiente mais amplo. Anota esta dica: alinhe pequenos espelhos em paredes opostas, fazendo isso, você vai conseguir reflexos, o que vai deixar o seu cômodo parecer maior do que realmente é.

3 - Aposte em nichos

ganhar-espaco-em-comodos-pequenos-nichos

A escolha de móveis e acessórios tem tudo a ver com economia de espaço. Ao optar por nichos você esta apostando em praticidade para organizar e charme pois eles também ajudam a decorar o ambiente.

4 - Mantenha a proporção

ganhar-espaco-em-comodos-pequenos-manter-proporcao

Na hora de mobiliar um cômodo pequeno, lembre-se, menos é mais. Não adianta enfiar muito móveis onde não cabe, ou instalar móveis grandes demais, só irá servir para deixar o ambiente com aspecto de bagunçado e nada prático. O segredo é manter a proporção.

5 - Aproveite espaços não convencionais

ganhar-espaco-em-comodos

Outra dica muito bacana para ganhar espaço em cômodos pequenos é criar ambientes dinâmicos usando espaços não convencionais. Aqueles que ninguém imagina usar, como transformar a cabeceira da cama em uma prateira para guardar livros e objetos. Enfim, são móveis que podem servir não só para aquilo que foram criados mais também para as demais necessidades.

6 - Invistas nas prateleiras

ganhar-espaco-em-comodos-prateleiras

Verticalize a organização. Sim! Utilize as paredes ao seu favor. O uso delas faz você aproveitar melhor o espaço de qualquer ambiente que seja.

Usando o mesmo princípio dos nichos, as prateleiras proporcionam economia de espaço e a possibilidade de guardar muitas coisas em um só lugar. E também ajudam na decoração para que você posicione alguns objetos decorativos ou porta-retratos.

7 - Use e abuse de organizadores

ganhar-espaco-em-comodos-organizadores

Quando a questão é organização os organizadores não podem ficar de fora. Como o próprio nome já diz organizadores servem para organizar itens de forma inteligente, evitando a bagunça, objetos jogados e o acumulo de poeira.

Existem uma grande variedade de tipos de organizadores no mercado, em forma de caixas, cestos, colmeias, aramados, organizadores de gavetas com repartições, enfim, são muitas opções que você pode escolher para cada tipo de objeto que pretende organizar.

Para saber mais sobre organizadores e suas funções, leia este artigo: Top 10 produtos organizadores que todo mundo deveria ter.

Você também pode apostar em baús organizadores, aqueles tipos de baú que quando fechado ganha uma outra funcionalidade, ele vira um banco, ele é ótimo para contribuir com a decoração.

8 - Projetos de marcenaria personalizado

ganhar-espaco-em-comodos-marcenaria

Projetos de marcenaria personalizado pode fazer toda a diferença quando o assunto é aproveitar melhor os espaços. Estamos falando de móveis planejados, sob medida para o cômodo.

Esse tipo de móvel pode apresentar diversas funcionalidade num só, como uma cama com guarda-roupa embutido, uma mesa de centro com gaveta, mesa retrátil e por ai vai.

Mais dicas para ganhar espaço em cômodos pequenos

  • Substitua cadeiras por bancos. Esta estratégia ajuda na otimização do espaço, é bonito e confortável.
  • Camas suspensas são excelentes ideias para ganhar espaço. Isso porque com o uso delas faz você ganhar mais espaço no chão, além de auxiliar na decoração do quarto.
  • Utilize móveis dobráveis ou empilháveis para não ocupar muito espaço. Aposte em cadeiras dobráveis, bancos empilháveis. Além de fáceis de guardar faz com que você aproveite cada milimetro do espaço.
  • Evite ao máximo barreiras visuais, elas vão fazer você se sentir aprisionado dentro da sua própria casa. Procure manter os ambientes o mais livre e aberto possível, para dar maior sensação de espaço. Pode parecer difícil fazer isso mas basta usar móveis baixos ou que sejam vazados.
  • Utilize portas de correr. Elas são uma boa pedida e práticas para quem mora em casa ou apartamento pequeno, pois não ocupam espaço.

Você viu como ganhar espaço em cômodos pequenos não é tão difícil assim, e como com planejamento e truques práticos é possível sim fazer um ambiente parecer maior do que realmente é.

Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar com seus amigos e comentar aqui em baixo.

Até a próxima.

2 comentários