Home » Organização Profissional » Dicas de organização profissional - Como não perder o foco no trabalho
Organização Profissional

Dicas de organização profissional - Como não perder o foco no trabalho

Confira no post de hoje dicas de organização profissional e como não perder o foco no trabalho.

Quem nunca se atrapalhou em meio de tantos papéis, documentos, lixo, tarefas, abas abertas do navegador no trabalho, não é mesmo? Mas o que pouca gente sabe é que esta confusão toda pode atrapalhar a sua produtividade, gerando atraso na entrega de serviços, além de deixar má impressão para os outros.

Além disso, a má organização no trabalho faz com que você perca documentos importantes e tarefas já realizadas, sendo obrigado a fazer tudo de novo deixando o seu rendimento lá e baixo e seu chefe ou cliente furioso.

Para que o trabalho flua de verdade é preciso tomar algumas medidas funcionais e de organização para tornar o ambiente de trabalho mais organizado, prático e limpo. Acredite, isso faz toda a diferença. Os benefícios da organização no trabalho são:

  • Maior produtividade e tempo de qualidade.
  • Entrega dentro do prazo evitando atrasos.
  • Boa impressão.
  • Mais chance de receber possíveis promoções.
  • Diminui o estresse.
  • Melhora no relacionamento interpessoal.
  • Melhora o desempenho e a motivação.

Dicas de organização no trabalho

como-nao-perder-o-foco-no-trabalho

Faça uma avaliação

Num primeiro momento o que você deve fazer é avaliar de tudo o que possui. Separar o que esta sendo usado do que pode ser descartado.

Você deve deixar de fácil acesso aquilo que usa com mais frequência, como computador, papeis, canetas, documentos importantes, blocos de anotações, etc. E aquilo que usar ocasionalmente mantenha guardado em gavetas para não acumular muitas coisas sobre a mesa.

Não adianta organizar e guardar cada coisa em seu lugar se após o manuseio você deixar jogado novamente. Então, lembre-se de manter a organização guardando o que utilizar exatamente onde estava.

Leia também: Ideias para organizar a mesa de trabalho.

Comece mais cedo

Está dica de como não perder o foco no trabalho é muito importante para não te fazer perder tempo. Chegue alguns minutos mais cedo no estabelecimento onde trabalha para iniciar o processo de organização. Organize a sua mesa e as tarefas do dia.

Priorize as atividades do dia e limite tempo para cada uma delas

Antes de iniciar as tarefas do dia, tenha o costume de fazer uma lista com todas elas, deixando em primeiro lugar as de maior urgência e as que possui o prazo mais curto. Em seguida limite o tempo que vai precisar para cada atividade. Fazendo isso você vai saber quando conseguirá finalizar um projeto. E terá uma data certeira para passar ao seu chefe ou cliente.

Evite as distrações

Se você tem o costume de ficar navegando nas redes sociais ou de conversinha com o colega do lado não tem como não perder o foco no trabalho. Por este motivo você deve evitar estas distrações ao máximo.

Deixe as redes sociais para dar uma olhadinha apenas no intervalo. E converse com o colega do lado apenas o indispensável e somente assuntos relacionados ao trabalho. Ao final do expediente vocês podem combinar um happy hour para colocarem a conversa em dia, sem que isso atrapalhe o rendimento e foco no que precisa ser feito no trabalho.

Faça algumas pausas

Sei que parece redundante eu te dizer para fazer pausas, sendo que estamos falando de como não perder o foco no trabalho e ser mais produtivo, mas saiba que fazer pausas curtas e regulares não vão atrapalhar a tua produtividade e nem te fazer atrasar alguma atividade, pelo contrário, elas vão aumentar o seu rendimento e disposição.

Não fique checando o e-mail toda hora

O e-mail é indispensável para a rotina de trabalho, mas existe o momento certo para checar a caixa de entrada. Tem gente que fica o dia todo de hora em hora a espreita do e-mail para ver se chegou novas mensagens. Este hábito pode se tornar uma dispersão e atrapalhar a concentração se praticado a todo momento e atrapalhar o rendimento das atividades.

Então, anote esta dica de ouro, enquanto estiver trabalhando em uma tarefa importante, principalmente as com o prazo mais apertado, desative as notificações de novas mensagens e dispense a sua atenção inteiramente a tarefa, desta forma você vai conseguir focar inteiramente a ela evitando atrasos.

Estabeleça um momento apenas para checar os e-mail, por exemplo, ao chegar no escritório e depois do almoço. É claro que há momentos de exceção quando a mensagem requerer resposta imediata, quanto a esses casos vale combinar com os colegas de equipe nomear o e-mail como urgente, por exemplo.

A ansiedade atrapalha o foco, livre-se dela

Pessoas ansiosas costumam querer fazer tudo ao mesmo tempo e por isso acabam perdendo facilmente o foco. O resultado disso é que ao final do dia, esta pessoa se vê em volta de milhares de tarefas não terminadas e nada pronto.

Para se livrar da ansiedade você precisa incluir bons hábitos na sua rotina, como dormir bem ao menos 8 por dia, tem momentos de lazer em contato com a natureza. Isso é muito importante mas não é só isso.

Para evitar de fato que a ansiedade atrapalhe o seu dia a dia de trabalho, que é onde "o bicho pega", por assim dizer, você precisa parar de pensar no que precisa ser feito e fazer. Aceitar os imprevistos que surgirem no meio do caminho e ao invés de se preocupar, resolver.

Conclusão

O rendimento no trabalho se dá por pequenas atitude que você toma durante o dia, como organizar e manter a organização no ambiente de trabalho, como não chegar em cima da hora, como priorizar o que for mais importante, como delimitar horários para concluir determinadas tarefas. Além de resistir a tentação de dar aquela "stalkeada" no facebook do(a) amigo(a). Evitar outras distrações e trabalhar a ansiedade para que ela não boicote o seu foco.

Você viu como as atitudes tomadas no ambiente de trabalho podem te fazer ganhar ou perder o foco. Com foco você aproveita melhor o tempo, consegue tomar decisões importantes mais rápido e entrega um serviço de mais qualidade.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje sobre como não perder o foco no trabalho. Se gostou não deixe de compartilhar com os seus amigos essas dicas.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...