Home » Organização do Lar » 8 dicas de organização para manter a casa arrumada (a 7ª é a melhor)
Organização do Lar

8 dicas de organização para manter a casa arrumada (a 7ª é a melhor)

Se você não esta satisfeito com a sua casa e acha que esta na hora de mudar, saiba que dicas de organização, melhorias no ambiente, novos hábitos e praticas simples podem ajudar a transformar a sua casa em um verdadeiro lar organizado e aconchegante.

Muitas vezes pode parecer cansativo lidar com a bagunça. Você chegar do trabalho cansada e se deparar com roupas pelo chão do quarto, louças na pia, objetos em lugares errados. E pior que a gente se deparar com a nossa própria bagunça é quando recebemos visitas de amigos e familiares com a casa daquele jeito, virada de pernas para o ar.

Mas saiba que se você tiver uma rotina de organização prática e rápida conseguirá deixar a sua casa sempre em ordem e dar adeus a bagunça!

No artigo de hoje vamos listar dicas de organização para manter a sua casa arrumada:

1 - Faça a sua cama assim que se levantar

Faça-a-sua-cama-assim-que-se-levantar

Pode parecer muito chato arrumar a cama ao acordar, mas saiba que fazer deste hábito o primeiro do dia vai te servir de motivação para outras tarefas do dia. É o pontapé inicial, parta do princípio de já que tem que fazer essa tarefa uma hora ou outra. Faça logo, se livre do problema. Corte o mal pela raiz. Estique bem os lençóis, cubra a cama com um edredom ou colcha, capriche nas almofadas, que com certeza, faz toda diferença na decoração, você verá que logo vai pegar o jeito e é essa prática será automática, assim que levantar você vai contar os segundos para ver sua cama arrumada!

2 - Cada coisa em seu devido lugar

dicas-de-organização-Cada-coisa-em-seu-devido-lugar

Essa regra de organização pode ser usada para tudo, para organizar armários, geladeira, no guarda-roupa, as roupas de cabide sempre retorne ao cabide e as de gaveta sempre as coloque de novo na gaveta, faça a mesma coisa com os itens dos armários da cozinha e banheiro, sempre mantenha os itens que usa mais na frente e os que usa menos no fundo ou mais escondidinho. Tudo que você usar, nem que seja a escova de cabelo, use e depois guarde no mesmo lugar, fazendo isso você vai ter controle sobre tudo, evitar perder objetos e mantém a casa sempre organizada.

3 - Não deixe a louça pra depois

Não-deixe-a louça-pra-depois

Comeu? Bebeu? Lavou! Deixar a louça na pia por lavar, deixa a casa com aspecto de bagunçada. Uma dica pra não tomar aquele susto com a quantidade de louça acumulada ao acabar de preparar a refeição é conforme estiver cozinhando já vai lavando o que está sujando para que no final de seu almoço ou jantar a pia não esteja cheia de louça. Durante o dia pratique também este hábito, usou um copo para tomar um suco, lave assim que terminar. Sua cozinha agradece!

4 - Guarde a roupa na hora que tirar

Guarde-a-roupa-na-hora-que-tirar

Dentro das dicas de organização não poderia faltar essas. A mania de chegar em casa do trabalho tirar a roupa e deixa-las no encosto da cadeira é muito comum, e um terrível hábito. É, comer e coçar é só começar, não é mesmo? O hábito vai acontecendo e acontecendo. A roupa vai se acumulando e acumulando até se formar um pilha enorme que sobrará para ser guardada no final de semana. Portanto para a boa prática da organização guarde-as no armário ou jogue no cesto de roupas sujas.

5 - Não compre por impulso

dicas-de-organização-Não-compre-por-impulso

Tenha em mente que qualquer coisa que você comprar vai ocupar algum espaço na sua casa. Pense se realmente precisa dele, e se a resposta for sim, pense onde irá coloca-lo para que ele não acabe em uma pilha de objetos esquecidos ou no fundo de algum armário. E se tiver algum item parecido com a nova aquisição vale a pena desapegar dele para abrir espaço para o novo. Um entra e o outro sai!

6 - Mantenha as portas dos armários fechadas

dicas-de-organização-Mantenha-as-portas-dos-armários-fechadas

As portas dos armários abertas dá uma sensação de desorganização. Um simples ato de sempre fechar a porta do armário ao usar vai dar uma diferença gigantesca no ambiente. Quem não consegue fechar as portas dos armários, pode apostar em armários com prateleiras sem portas, porém vai exigir uma organização maior, pois se você não consegue manter o guarda-roupa arrumado. Na opção sem portas sua bagunça estará amostra o tempo topo para você e quem virá te visitar.

7 - Dê adeus a pelo menos 10 itens por dia durante 1 mês

Dê adeus a pelo menos 10 itens por dia durante 1 mês

Sim! Você não leu errado. Essa tarefa é para ser feita durante 30 dias, é muito mais fácil se livrar das coisas aos poucos do que tudo de uma vez. Por isso na arrumação diária selecione 10 itens sem utilidade e descarte-os para sempre. Vale notas fiscais, manuais de produtos que não usa mais, meias furadas, objetos quebrados, lençóis manchados, cosméticos vencidos, entre outras coisas. O que ainda estiver em condições de uso doe para alguém que precise ou alguma instituição de caridade. Os demais jogue fora sem dó! Ah e o que puder mande para reciclagem. Vamos cuidar do meio ambiente!

8 - Coloque toda a família para ajudar na organização

Coloque-toda-a-família-para-ajudar-na-organização

Todas essas dicas de organização de nada vão ajudar se somente você segui-las, não é verdade? Os outros habitantes da casa também precisam coloca-las em prática. Para que seu parceiro e seus filhos possam ajuda-la delegue pequenas tarefas como guardar os sapatos, pendurar as toalhas no varal para secar, lavar seu próprio prato, etc. Com todo mundo cooperando tudo fica mais fácil e leve!

E ai o que achou das dicas de organização para manter a casa arrumada? Você já pratica uma dessas ideias? Possui alguma outra dica ou ideia para compartilhar? Comente abaixo...

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...