Home » Organização Pessoal » Como vencer a procrastinação e ser mais organizado
Organização Pessoal

Como vencer a procrastinação e ser mais organizado

Quer saber como vencer a procrastinação e ser mais organizado? Continue lendo este post e descubra.

“Nada deixes para amanhã ou depois de amanhã, pois o homem negligente no trabalho não enche o celeiro, nem aquele que o adia (…)”. Hesíodo 

 

Neste artigo sobre como vencer a procrastinação e ser mais organizado você verá sobre o significado de procrastinação, as razões de procrastinarmos tanto e dicas para acabar com este péssimo hábito. Confira!

O que é procrastinação?

Procrastinação é o ato de adiar, demorar, delongar algo. É aquela tarefa ou situação que a gente sempre deixa pra depois ou para amanhã.

Nós geralmente temos o costume de adiarmos o máximo possível aquilo que poderíamos muito bem ter feito antes.

Vale lembrar que procrastinamos apenas os deveres e nunca os prazeres. Nunca deixamos para fazer depois alguma coisa que gostamos.

Porque procrastinamos tanto?

Como-vencer-a-procrastinação

Existem muitos motivos que nos levam a este comportamento. Os motivos que nos levam a procrastinar podem ser variados:

  • Você supõe que o problema ou tarefa é maior ou mais complicado do que realmente é.
  • Perfeccionismo, você pode procrastinar algo que precisa fazer por achar que não vai ficar bom o suficiente.
  • Falta de autocontrole, esta é uma das razões que também levam a pratica de procrastinar, pessoas com falta de autocontrole emocional não conseguem se concentrar dependendo da situação em que estão vivendo, como se estiver triste ou chateado com alguém.
  • A falta de tempo ou de controle do tempo, pessoas desorganizadas não conseguem controlar o tempo do jeito certo e acabam tendo que procrastinar por falta de tempo.
  • Distração, elas nos impede de terminar o que começamos, estamos fazendo uma pesquisa na internet e quando vemos já estamos assistindo a um vídeo no youtube e que vira outro, ai de repente já estamos compartilhando o mesmo vídeo entre o grupo de amigos no whatsapp e a nossa tarefa vai ficando pra trás e acaba não sendo terminada.
  • A falta de motivação também é motivo muito forte que faz a gente adiar coisas importantes.

Dicas de como vencer a procrastinação

Questione a si mesmo

Pergunte a você mesmo: "Por que preciso começar ou terminar determinada tarefa" A resposta pode ser porque seu chefe mandou, ou porque você tem prazos a cumprir, ou porque fazer esta tarefa vai te ajudar em algo lá na frente, entre outros porquês.

Depois se pergunte "Por que deixar esta tarefa para depois?". Mais uma vez podem surgir diversos motivos como preguiça, medo de fracassar, medo de receber criticas, perfeccionismo, falta de autocontrole e organização e por ai vai, os motivos para deixar pra amanhã é o que não falta, como já mencionados alguns no tópico anterior.

E por último você deve perguntar "Quais serão as consequências de procrastinar esta tarefa?" Toda a ação tem uma reação e sempre vamos sofrer consequências sobre nossos atos. Nesse caso os efeitos podem ser que como procrastinou e deixou para última hora vai ter que fazer a tarefa correndo, ou pior não conseguir entrega-la a tempo para seu chefe ou cliente.

Pense nas recompensas da tarefa ter sido feita logo

Como já falado no tópico anterior, quando você faz a atividade sem deixar pra última hora, você  evita correria e atrasos, esta por si só já é um excelente recompensa.

Esta dica pode funcionar muito bem. Então sempre que você pensar em deixar algo para depois ou desistir de uma tarefa no meio pense nas recompensas e isso irá te ajudar a não deixar pra depois.

Determine os seus objetivos e não fuja deles

Num artigo sobre como vencer a procrastinação não poderíamos deixar de falar em objetivos. Traga a memória os motivos pelo qual precisa realizar seu trabalho e os reforce. Trace objetivos claros como ser mais organizado, receber uma promoção, ter o trabalho reconhecido, ter mais auto-controle, e outros.

Traçando objetivos você irá se sentir mais motivado a conquista-los.

Crie uma lista de tarefas

Crie uma lista com todas as suas tarefas diárias, em um pedaço de papel, no trello ou até mesmo no bloco de notas do computador. Mas não deixe de faze-la. Conforme for concluindo as tarefas vá fazendo marcações, acredite, esta prática além de ajudar a organizar seu dia, vai te deixar muito mais motivado a cumprir com as tarefas da lista o quanto antes.

Além do mais com esta lista você vai ter mais controle sobre a vida, e focar nas prioridades. A organização das tarefas em lista te dá maior segurança nas escolhas e no tempo. Outra dica é: se você trabalha com prazos muito apertados adicionar a lista o tempo estimado para completar determinada tarefa.

Reduza as suas distrações

Descubra o que esta te distraindo mais quando esta no meio de uma tarefa. É celular que fica toda hora notificando alguma coisa, então desligue ou deixe no mudo. É o facebook que te distrai, feche a aba do navegador. Parece exagero, mas estas atitudes irão te fazer focar naquilo que realmente precisa ser feito.

Crie suas próprias recompensas

Um sistema de recompensas funciona muito quando queremos mudar algum hábito. Por isso determine prêmios quando você conseguir cumprir determinada tarefa no prazo.

E por último tenha disciplina e força de vontade. Ninguém disse que seria fácil, mas com estas duas coisas, você tende a ir mais longe.

Se você gostou deste artigo sobre como vencer a procrastinação, vai gostar também deste: Como começar a ser uma pessoa organizada.

mulher-procrastinação-nunca-mais

Procure também se conhecer melhor e entender o melhor jeito de se organizar, o jeito que mais funciona com você, crie seus próprios métodos, não existe certo ou errado quando o assunto é autocontrole e autoconhecimento porque cada um é de um jeito.

Como vocês viram o ato de procrastinar pode nos deixar em maus lençóis, mas quando não deixamos para depois algo que podemos fazer agora temos o tempo ao nosso favor, atingimos recompensas vindo como consequência da não-procrastinação ou recompensas criadas por nós mesmo que vão nos motivar e nos deixar mais felizes.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje e até a próxima!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...