Home » Organização do Lar » Como planejar e organizar sua mudança
Organização do Lar

Como planejar e organizar sua mudança

Vai fazer uma mudança e não sabe por onde começar. No post de hoje aprenda como planejar e organizar sua mudança. 

planejar-e-organizar-sua-mudança

Escolha sua empresa de transporte

Faça a cotação com pelo menos 3 empresas diferentes, avalie o serviço prestado, as datas disponíveis, tire todas as suas dúvidas e escolha aquela com melhor custo-benefício e a que te passou maior segurança.

Exija que a empresa escolhida faça um contrato assinado com a descrição dos serviços e valores. E caso não esteja de acordo com os termos propostos não assine.

Descarte antes de encaixotar

A mudança é o momento ideal para quem sempre quis ter uma casa organizada e nunca teve tempo. Portanto garanta que tudo que for sem utilidade e só serve para acumular espaços não vá junto com a mudança. Aproveite este momento para fazer "a limpa" e desapegar dos excessos.

Neste post aqui: "Como desapegar dos excessos e ser menos consumista?" eu reuni várias dicas sobre o que fazer com os objetos que não queremos mais.

Como encaixotar

Esta é de longe a parte mais trabalhosa da mudança. Depois que separar os objetos para descantar é a hora de começar o encaixotamento. Uma dica muito útil é ir fazendo este trabalho cômodo por cômodos para não misturar os objetos de cada um e ter muito mais trabalho na hora de reorganizar na casa nova.

Tome muito cuidado com objetos frágeis, utilize plásticos bolhas para enrola-los antes de colocar na caixa e protege-los. Etiquete a sua caixa com objetos que quebram facilmente escrito "Frágeis" para que os funcionários da empresa de transporte tomem mais cuidado com ela.

Use etiquetas também no resto das caixas sinalizando o cômodo para onde vai cada uma delas, assim também ficará mais fácil na hora de desencaixotar.

Como economizar com os materiais para mudança

Você pode adquirir as caixas que precisa para a mudança em supermercados, loja de móveis, farmácias e caixa de eletrodomésticos. Se caso não consiga as caixas dessa forma, você pode compra-las em atacado, assim sairão mais em conta.

Utiliza plástico bolha ou jornal para os itens mais delicados. Invista também em uma caneta pilot para identificar cada caixa e rolo grosso de durex para fecha-las bem. Este tipo de material você encontra em qualquer papelaria e não costuma ser caro.

Kit sobrevivência da mudança

Para planejar e organizar sua mudança o kit sobrevivência não pode faltar! Cuidado para que você não encaixote absolutamente tudo o que tiver na sua casa, se não você e sua família não terão o que vestir até o dia da mudança. Por isso separe algumas mudas de roupas, toalhas, roupas de cama, produtos de higiene e limpeza e utensílios de cozinha. Fazendo assim um kit de sobrevivência que irá lhe garantir durante este processo.

O que fazer durante a mudança

Não se esqueça de pegar o telefone do motorista da sua mudança para avisa-lo de qualquer imprevisto. O ideal é que acompanhe toda a mudança. Oriente os funcionários responsáveis para deixar cada caixa em seu devido cômodo.

Faça a mesma coisa com os móveis orientando-os a colocarem posicionados nos lugares em que vão ficar depois de montados. Nunca deixe de checar o número de caixas para se certificar de que nada foi deixado pra trás.

O pós mudança

E agora, como organizar a casa nova depois da mudança? O primeiro passo é o desencaixotamento, comece desencaixotando as caixas de maior prioridade que são as da cozinha, banheiro e quarto.

Dependendo do tamanho da sua nova casa não terá como fazer tudo num dia só, então faça um planejamento de quanto tempo vai levar para colocar tudo em ordem. Faça com tranquilidade, um pouco a cada dia, e peça ajuda e compreensão da família durante este processo até estar tudo pronto. Ai será só alegria e você poderá desfrutar da casa nova e da nova!

O processo de mudança é um tanto quanto cansativo e necessita de muita paciência de todos os membros da família. Mas com jeito e organização é possível ter uma mudança mais tranquila e sem grandes imprevistos.

Você viu como pode planejar e organizar sua mudança com estas dicas práticas.

E ai o que acharam das dicas de sobre planejar e organizar sua mudança? Você já se mudou de casa? Como foi o seu processo de mudança? Conte pra gente nos comentários... E não deixe de compartilhar este post com os seus amigos...

Até o próximo post...

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...