Home » Organização Pessoal » Como Organizar os Papéis
Organização Pessoal

Como Organizar os Papéis

Durante o dia tanto no trabalho, ou em casa recebemos todos os tipos de papéis. Eles fazem parte do nosso dia a dia. São vários documentos, contas, notas fiscais, comunicados, contratos, relatórios, propagandas, enfim, uma infinidade de documentos que é a grande maioria precisamos guardar durante anos.

E é preciso organizar esse montante de papeis, caso contrário sua mesa de trabalho ou sua escrivaninha em casa sempre estará espalhada e cheia de documentos que precisam colocar em ordem.

Hoje em dia temos algumas faturas e documentos que são digitais, o que te ajuda além de você economizar na impressão, a consciência com o meio ambiente. Você pode escolher o que realmente precisa ter impresso e isso já te ajuda na organização dos papeis.

Mas você se pergunta, por onde eu começo? Vou te dar o passo a passo de como começar a organizar a papelada e manter tudo em ordem.

1 - Você precisa escolher onde será o espaço que irá organizar seus documentos. Lembre-se que precisa ser um espaço em que você tenha fácil acesso na hora que precisar procurar um documento.

2 - Caso você tenha muitos documentos, reserve 20 minutos diários para fazer essa organização. Caso contrário pode reservar uma manhã, tarde ou até um dia só para essa tarefa.

3 - Faça todo o levantamento dos documentos que você tem em casa, separe tudo, não deixe nenhum documento para depois. E aí sim você começa a examinar um por um e descartando o que não é necessário, será muito mais fácil na hora de arquivar e ocupará muito menos espaço.

4 - Separe os documentos por categorias e o ano do documento. Exemplos: contratos, faturas, recibos, certidões, faça conforme você precisa e que irá lembrar na hora de procurar.

5 - Após todos os documentos serem separados por categorias, que é imprescindível para ficar em ordem e fácil localização por qualquer pessoa.

Comece a arquivar. Para documentos de anos anteriores use caixas de arquivo morto, que você encontra em qualquer papelaria. Você pode anotar nela mesmo o que contém e o ano ou pode fazer etiquetas.

Lembre-se, é importante identificar a categoria, os meses e ano das contas e documentos.

Para as contas e documentos recentes, há opção de pastas sanfonadas, pastas comuns ou usar as pastas suspensas em gavetas. Faça a divisão de categorias e sempre arquive logo após resolver o assunto.

Agora é só guardar no seu cantinho escolhido e organizar as pastas

Se não tem muito espaço, pode organizar no guarda-roupa, porém não se esqueça de etiquetar para que seja fácil a visualização.

Uma dica é separar uma bandeja para os documentos que chegam, assim fica concentrado em apenas um lugar e não ficam espalhados pela casa.


E sempre descarte imediatamente o que não tem utilidade. Dessa forma não acumula papéis que não precisa.

Agora é só colocar a papelada em ordem!!! Beijos!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...