Home » Organização do Lar » Como organizar o quarto dos filhos
Organização do Lar
Como-organizar-o-quarto-dos-filhos

Como organizar o quarto dos filhos

Seu filho tem tantas coisas e tantos brinquedos que você não sabe como organiza-los sem que o quarto fique com todos eles espalhados e com aspecto de bagunçado? Confira estas super dicas de como organizar o quarto dos filhos  deixe-os tinindo de arrumados.

Comece a ensina-los desde pequenos

ensinar-seu filho-a-ser-organizado

Sim! A organização começa desde cedo. E é você quem deve ensinar e estimular a organização de seu filho, ele não vai nascer já organizado. A organização é um hábito, e como todo hábito precisa ser estimulado. Por exemplo: após a brincadeira peça que ele ajude a guardar os brinquedos, mostrando que a organização faz parte da rotina, e que você fica muito feliz e é muito legal ter o quarto e os brinquedos organizados.

Falo mais sobre como ensinar os pequenos a serem organizados neste post. Não deixe de ler!

Utilize organizadores de livros e brinquedos

O quarto do seu filhos pode ser tornar uma verdadeira bagunça de livros e brinquedos, principalmente se você não possui nada para organiza-los. Opte com móveis com prateleiras para guardar livros e os brinquedos menores em caixas organizadoras. Lembre de que elas precisam ser baixas se não o pequeno não consegue alcança-la sozinho. Além dos armários com prateleiras, os nichos também são uma excelente opção para organizar. Para os brinquedos maiores você pode investir em baú, ajuda na decoração e deixa tudo organizado.

moveis-quarto-crianças-brinquedos

Você também pode utilizar soluções criativas para organizar os brinquedos no quarto do seu filho, como fazer objetos dos mais inusitados virar organizadores para os brinquedos da molecada. Como baldes, fruteiras e até mesmo sapateira para organizar brinquedos menores ou bonecos.

Como-organizar-o-quarto-dos-filhos

Invista em etiquetas organizadoras

Invista-em-etiquetas-organizadoras-organizar-o-quarto-dos-filhos

É muito interessante e didático para seu filho utilizar etiquetas para organizar cada item do quarto. Etiquete as caixas e organizadores, fazendo isso ele já vai saber só de olhar o que tem em cada uma delas e vai facilitar também para a arrumação após a brincadeira.

Para os menorzinhos que ainda não sabem ler utilize etiquetas coloridas ou com desenhos para identificação.

Doe para caridade os brinquedos que seu filho não brinca mais

Praticar a caridade é uma virtude, portanto o brinquedo que seu filho não brinca mais pode fazer outra criança feliz. Separe um momento com seu filho de tempos em tempos para separarem os brinquedos que ele não brinca mais, ou que já não é mais para a idade dele.

A princípio pode ser que ele fique relutante em escolher os brinquedos para desapegar, mas converse com ele e explique que como ele não brinca mais com o brinquedo, outras crianças poderão brincar e ficar muito felizes. Se o brinquedo já não for mais para a idade dele, explique que este brinquedo é de bebê e que ele já não é mais um bebê, e sim um criança crescida. Quase sempre funciona esta tática, acredite.

Aproveite o espaço em baixo da cama

Para saber como organizar o quarto dos filhos, deixo para você esta dica: Não tenha medo de utilizar todos os espaços. Até mesmo em baixo da cama.

Este espaço não pode ser deixado para trás na hora da organização. Ele pode ser muito útil e um espaço valioso no quarto da criança. Algumas cama já vem com gaveteiro e são ótimas, opte por elas, mas, se por acaso a cama do seu filho não for assim, não tem problema, você pode usar caixas. Outra ideia bem bacana é utilizar rodinhas para não arranhar o chão na hora de puxar e dar mais facilidade. Outra dica bem econômica é reciclar gavetas velhas que você usa mais, colocar rodinha e torna-las ótimos organizadores para usar em baixo da cama. É uma ótima opção para organizar brinquedos como legos e pistas, principalmente as pistas montadas que costumam ocupar muito espaço.

espaco-em-baixo-da-cama-quarto-filhos

Aposte em cantinhos que estimulam a criatividade

Se tem uma coisa que também é importante incentivar no seu filho além da organização, é a leitura. Por isso aposte em um cantinho só para isso no quarto do seu pequeno. Utilize uma pequena poltrona ou puff sob um tapetinho para deixar o espaço bem aconchegante. Coloque próximo prateleiras baixas com todos ou os livros que ele mais gosta.

cantinho-da-leitura

Faça também um espaço para o desenho, um estimulo, inclusive, para que ele não desenhe nas paredes e nos leve a loucura. Para fazer um espaço do desenhos super especial, compre um rolo de papel daqueles bem grandes e prenda do início ao fim de uma das paredes do quarto, outra opção também é utilizar as paredes de “quadro negro”, para desenhar com giz que podem ser apagadas e desenhadas várias vezes. Essas ideias vão permitir que as crianças se expressem, soltem a criatividade, contribuir para a decoração do ambiente sem a chance de perder a pintura do quarto.

cantinho-do-desenho

Leia também: Como organizar sua casa para a chegada do bebê.

Conclusão

Você viu como organizar o quarto dos filhos sem gastar muito, com criatividade e proporcionando espaços e momentos agradáveis dentro dele.

E ai, o que achou das dicas de como organizar o quarto dos filhos? Tem alguma prática que você faz para organizar que não esta aqui? Compartilhe com a gente e comente aqui...

Compartilhe o post com seus amigos e até a próxima...

1 comentário