Home » Organização Profissional » Como organizar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade
Organização Profissional
Como-organizar-o-ambiente-de-trabalho-e-aumentar-a-produtividade

Como organizar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade

Quem nunca ficou atrapalhado em meio a papéis antigos, post-it com lembretes, objetos sem utilidade e até mesmo lixo em sua mesa ou ambiente de trabalho. Mas se seu ambiente de trabalho esta um caos não se sinta culpado, é normal que a rotina e a correria deixe a bagunça e desorganização tomar conta do lugar. É preciso aprender a como organizar o ambiente de trabalho para aumentar a produtividade e praticidade.

Contudo, fique atento, uma mesa desorganizada trás má impressão para quem vê. Pode dar a ideia que a pessoa não sabe se organizar e fica taxada com "bagunceira". E não é apenas isso, a desorganização também gera improdutividade, falta de qualidade e pode distanciar promoções e reconhecimentos.

Por isso manter seu ambiente de trabalho organizado é importantíssimo para obter sucesso profissional. Todo mundo gosta de trabalhar com quem é organizado. Esta qualidade assegura maior produtividade, facilidade no dia-a-dia, evita perdas de tempo, além de trazer limpeza e conforto.

A importância da organização profissional

organização-profissional

Manter a organização no trabalho serve para qualquer tipo de profissional, como resultado ele terá mais produtividade e qualidade em suas tarefas.

Um ambiente de trabalho desorganizado é palco de atrasos e situações desconfortáveis como ter que explicar para o seu chefe porque não conseguiu terminar alguma tarefa em dia ou por não encontrar algum documento importante.

Agora, quando você trabalha em um espaço limpo e organizado além da produtividade e qualidade você ganha também de bônus mais conforto, praticidade, segurança e tempo, que é o nosso bem mais preciso, não é mesmo? Tudo isso e também gerar uma boa impressão das pessoas ao teu respeito, podendo abrir mais oportunidade e conseguir mais clientes.

Continue lendo este artigo e saiba como organizar o ambiente de trabalho e comece a desfrutar de todos os benefícios da organização.

E ai pronto para começar?

como-organizar-o-ambiente-de-trabalho

Você deve tirar os últimos minutos do expediente para organizar sua mesa antes de ir pra casa descansar, isso já irá fazer com que não perca tempo no dia seguinte ao iniciar as atividades. Porém se dispensar apenas alguns minutos para arrumação não for suficiente é necessário tirar mais tempo para esta tarefa, uma vez em que mesa esteja organizada você precisará apenas manter a organização.

Como organizar o ambiente de trabalho

  • Faça uma analise de todos os documentos, separe os que precisam ser guardados, os que podem ser repassados para outros profissionais da empresa, os que já encontra-se em outros lugares ou formatos, e os que podem ser descartados.
  • Os documentos que precisam ser guardados organize em pastas, por ordem de importância, nomeando com etiquetas.
  • O mesmo procedimento que fez com os arquivos impressos faça também em seu computador, e limpe a sua caixa de e-mails.
  • Não deixe muitos objetos decorativos em sua mesa, para não deixar o ambiente poluído.
  • Tenha apenas o indispensável em materiais de papelaria: caneta, lápis, borracha, grampeador, clips, já são suficiente, a não ser é claro que necessite de algum outro item específico, guarde estes itens na primeira gaveta em em um porta lápis discreto.
  • Deixa a mão apenas aquilo que usa mais, o restante guarde em gavetas ou organizadores.

Como manter o ambiente de trabalho organizado

  • Deixe em cima da mesa apenas o que esta sendo usado no momento, e em seguida guarde em seu devido lugar.
  • Evite comer no seu ambiente de trabalho, existe lugares específicos para isso, não misture as coisas.
  • Limpe sua mesa diariamente retirando a poeira da mesa em si e de objetos que nela se encontram.
  • Monte uma agenda onde você possa organizar seus compromissos e tarefas de cada dia.
  • Mantenha o ambiente de trabalho arejado, com as janelas abertas, isso faz bem para a sua saúde e gera sensação de bem-estar.

Quando seu espaço é home office como organizar

home-office

Para quem tem a oportunidade de trabalhar em casa, que chamamos de Home Office é importante também a organização, principalmente porque se torna muito mais fácil misturar seus objetos domésticos com os profissionais, além do mais podemos dispensar mais vezes acarretando em menos produtividade.

Você precisa aprender a como organizar o ambiente de trabalho Home Office. O ideal mesmo é que você separe um cantinho ou cômodo em sua casa para a sua mesa de trabalho, formando um clima de empresa e fazendo com que o trabalho renda mais eliminado distrações.

Conclusão

Neste artigo você pode entender como não só é importante como indispensável a organização no trabalho. E como esses hábitos irão te fazer economizar tempo, ser mais produtivo, fazer um trabalho com mais qualidade e conquistar o sucesso na carreira.

Mas, esteja ciente que a organização pessoal e profissional caminham juntas. Os hábitos tem que ser mudados na sua vida pessoal também, pois se ela for desorganizada você irá acabar por levar esta desorganização para a vida profissional também.

E ai, o que achou das dicas deste artigo? Qual é a situação da tua mesa de trabalho? É um caos e bagunçada? Ou é um primo de organizada? Conte nos comentários... E não deixe de compartilhar este post com seus amigos.

Até a próxima!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...