Home » Organização do Lar » Como Organizar a Geladeira
Organização do Lar

Como Organizar a Geladeira

Manter a geladeira limpinha e organizada é fundamental para ter uma boa alimentação. É uma questão de saúde. Me diz quantas vezes já perdeu alimentos e jogou fora por não ter organizado da forma correta?

É importante sempre manter a geladeira limpa e bem organizada para evitar os desperdícios de alimentos e até o prazo de validade não vencer. Além dá praticidade maior na hora de preparar alguma refeição, sem perder tempo procurando se tem o alimento ou não. Mantendo uma geladeira organizada você sempre saberá o que tem nela e evitará o desperdício de alimentos e facilitará a compra ao mercado.

As geladeiras mais antigas, tem uma refrigeração diferente dos novos modelos. A parte mais próxima do congelador é muito mais fria. Nos modelos de geladeiras mais novas a refrigeração é uniforme. Isso interfere nos alimentos.

Limpando a geladeira

Antes de organizar sua geladeira, retire tudo de dentro dela e verifique os alimentos que estão vencidos ou estrados descarte tudo. Com uma esponja macia, detergente e agua faça a limpeza. Faça essa limpeza de 15 em 15 dias ou antes se for necessário. Para tirar odores você pode passar um pano úmido em agua e vinagre branco toda semana para tirar odores desagradáveis.

Vamos organizar por setores.

A primeira prateleira é ideal para organizar manteiga, queijos, iogurtes, ovos, os derivados de leite. E também para organizar as comidas em potes.

Uma dúvida frequente é a organização dos ovos na porta da geladeira, não é indicado, pois abrimos muito a porta da geladeira e isso pode sim estraga-los, pois a variação do ar pode influenciar. O ideal é usar a embalagem original ou um pote com tampa na primeira prateleira.

A segunda prateleira é ideal para organizar os alimentos de consumo. Todos os alimentos devem ser guardados em potes com tampa. Assim você protege seu alimento e evita que a geladeira absorva os cheiros dos alimentos. Nessa prateleira você pode conservar bolos, caldos e cozidos.

Já na prateleira onde é o tampo da gaveta, organize os alimentos que precisa descongelar. Pode também organizar as frutas já higienizadas.

A gaveta inferior é onde menos tem refrigeração, é o local para armazenar verduras e legumes, os alimentos mais sensíveis. Para durar mais, após lavar e secar os alimentos.

Já a superior que é logo abaixo do congelador é onde devem ser organizados os alimentos frios, peixes, carnes, alguns temperos que serão preparados para o consumo no mesmo dia.

Na porta da geladeira devemos guardar os condimentos, conservas, vinagre. Os sucos e refrigerantes também devem ser guardados na porta.

E por fim o congelador, onde são guardados os alimentos que precisam ser congelados para o uso mais a frente. Identifique os alimentos com etiquetas, assim fica mais prático a organização e a visualização da data de vencimento.

Utilize se possível sempre potes transparentes, assim os alimentos dentro deles ficam visível e muito mais fácil de identificar. Você também pode colocar etiquetas, caso não tenha potes transparentes.

Os cestos organizadores são ótimos e podem ser usados na geladeira também. Se você tem filho pode fazer um cesto para os lanches da escola, fica muito prático na hora de montar a lancheira.

Depois de todas essas dicas é só partir para a ação e deixar sua geladeira impecável!!

Gostou? Curte e compartilhe. Beijos.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...