Home » Organização do Lar » Como limpar e organizar sua geladeira
Organização do Lar

Como limpar e organizar sua geladeira

Se a sua geladeira fica sempre muito farta e se torna cada vez mais difícil guardar os alimentos nela, limpa-la ou organizar-la, você está no lugar certo! No artigo de hoje você verá dicas de como limpar e organizar sua geladeira.

Se não encontrar algum alimento quando precisa dentro da sua geladeira tem se tornado muito corriqueiro ou para pegar algo você precisa tirar muitas coisas do lugar o segredo é saber onde guardar cada alimento!

Você sabia que cada compartimento da sua geladeira é feito para armazenar um alimento específico? Continue lendo que logo logo eu te conto tudinho.

Você também verá nesse post dicas de limpeza para sua geladeira ficar brilhando. Os benefícios da limpeza não preciso nem falar, né?

Quando o assunto envolve alimentos, a higiene e limpeza deve ser redobrada. Ora, afinal estamos falando dos alimentos da sua geladeira e que são consumidos por você e sua família.

O ato de limpar e organizar sua geladeira é uma questão de saúde. É preciso saber também a maneira correta de armazenar comidas e bebidas. Saber onde estão cada uma delas para que não as esqueçam e consequentemente acabarem por sair do prazo de validade.

Com uma geladeira organizada você acha tudo que precisa de maneira mais fácil, evita o desperdício, da adeus ao cheiro desagradável e facilita a limpeza.

Vamos às dicas...

Dicas de como limpar e organizar sua geladeira

Comece pela limpeza

limpar-geladeira

O melhor momento para fazer a limpeza da sua geladeira é um dia antes de fazer compras no mercado. De preferência no intervalo de 15 em 15 dias.

Primeiramente, verifique os itens que estão na sua geladeira. Os que estão vencidos ou estragados, jogue fora, pois se consumidos podem fazer mal à saúde.

Após o descarte retire tudo de sua geladeira e comece a limpeza. Use uma esponja macia e detergente neutro para limpar cada compartimento.

Se a sua geladeira tiver prateleiras ou gavetas removíveis, retire-as e lave-as utilizando água morna e detergente.

Para a limpar a sua geladeira por fora utilize um pano macio com água e detergente neutro, evite palhas de aço e produtos químicos como álcool ou abrasivos pois podem riscar a superfície.

Para que você consiga manter a sua geladeira sempre limpinha não deixe que as comidas mofem dentro dela. Pois o mofo costuma se espalhar muito rapidamente para os outros alimentos.

Outra dica para que sua geladeira esteja limpa por mais tempo é limpar qualquer resíduo derramado o quanto antes, pois depois que secam ficam mais difíceis remover.

Onde armazenar cada alimento corretamente?

Onde-armazenar-cada-alimento-corretamente-na-geladeira

Dentro do congelador você deve armazenar os alimentos congelados como carnes, alimentos pré-prontos entre outros. Não deixe o congelador muito carregado de alimentos, pois isso impede que o ar frio circule entre os alimentos e consequentemente faz com que se estraguem facilmente.

Na primeira prateleira ou seja aquela que fica logo abaixo do congelador, em algumas geladeiras ela vem em formato de gaveta, você deve guardar queijos, manteiga, geleias, leite, iogurte, requeijão, e alimentos que você utiliza no seu café da manhã em geral. Você também pode manter ali maionese ou outros molhos caseiros.

Se preferir você já pode deixá-los em um acrílico ou bandeja para que facilite na hora de pôr a mesa.

Na segunda prateleira você pode reservar para os doces como mousses, bolos, tortas, gelatinas, entre outros.

Você pode também deixar alguns derivados do leite caso não caibam na gaveta superior. E os ovos também devem ser guardados na segunda prateleira.

Algumas geladeiras possuem compartimento para os ovos na porta, porém este hábito não é correto, pois ali eles estão sujeitos a mudanças na temperatura com o abre e fecha da porta. O correto é que eles fiquem dentro da geladeira.

Além disso, não retire os ovos de sua embalagem original. A caixa de papelão onde os ovos vem é o recipiente ideal para conserva-los.

Na terceira prateleira guarde as sobras de comidas. Armazene-as-as em potes de vidros bem fechados com tampa ou papel filme. Você também pode armazenar ali as frutas maduras ou já cortadas.

Na última prateleira deve ficar as garrafas de refrigerantes ou sucos fechados.

Aquela gaveta lá em baixo no final da geladeira ficam as verduras e legumes. Essa parte da geladeira é hermética, ou seja, mantém os alimentos mais hidratados. Guarde em saquinhos plásticos para que durem mais.

Na porta da geladeira é onde ficam a jarra de água, sucos abertos, conservas, e outros produtos que não se danificam com facilidade.

Para organizar aposte nos organizadores

Organizadores são práticos e eficientes, por este motivos, eles não poderiam faltar em meio das dicas de como limpar e organizar sua geladeira. Organizadores de acrílico ou plástico podem auxiliar muito na organização de quem tem muitos itens dentro da geladeira e quer setoriza-los, e também a deixam mais bonita.

Invista também em etiquetas para distinguir os alimentos que estiverem em potes. E se estiverem fora de sua embalagem original, anote também a data de validade.

como limpar e organizar sua geladeiraVocê viu como limpar e organizar sua geladeira não é tão difícil quando parece. E que fazendo uma boa limpeza, sabendo onde guardar cada item e mantendo cada um em seu devido lugar sua geladeira estará sempre organizada e limpa como aquelas geladeiras de anúncios. Nada mal, não?

O que vocês acharam dessas dicas de como limpar e organizar sua geladeira? Se você gostou deste post de não deixe de compartilhar com todos seus amigos e deixar o seu comentário abaixo.

1 comentário