Home » Organização Pessoal » Como ensinar seu filho a ser organizado
Organização Pessoal
ensinar-seu filho-a-ser-organizado

Como ensinar seu filho a ser organizado

Ensinar seu filho a ser organizado desde pequeno irá torna-lo uma pessoa mais responsável, faze-lo entender que ele tem obrigações e não só isso mas também sentir prazer em organizar, ajudar na casa sendo prestativo.

Saiba quais tarefas o seu filho pode fazer

ensinar seu filho a ser organizado

Seu filho pode começar a praticar tarefas domésticas mais cedo do que você imagina, isso porque a partir dos dois anos já possui uma capacidade motora que lhe permite desempenhar diversas atividades. Mas tenha em mente que ao ensinar seu filho a executar determinar tarefa, você não esta tirando a sua responsabilidade e passando para ele, o que você tem que fazer é ensinar ele, fazer junto, porque assim você irá ensina-lo a ser uma criança organizada e responsável, e também a criar hábitos que ele vai levar do decorrer da vida.

É obvio que tudo tem seu tempo certo, é claro, você não vai colocar seu filho de 2 anos para lavar uma louça por exemplo, a gente não pode cobrar além do que a criança pode dar. Por isso listei abaixo algumas sugestões de  tarefas que você pode ensinar seu filho e a idade:

de 2 a 3 anos

  • Guardar os brinquedos
  • Guardar os sapatos
  • Colocar a roupa suja no cesto
  • Jogar o lixo na lixeira

de 4 a 5 anos

  • Arrumar a cama
  • Tirar o pó
  • Regar plantas
  • Guardar as suas roupas ou outros objetos no lugar certo

5 a 6 anos

  • Dobrar a própria roupa
  • Ajudar a tirar a mesa
  • Alimentar os animais
  • Arrumar o quarto
  • Tirar o pó

de 7 a 8 anos

  • Tirar o lixinho do banheiro
  • Lavar o quintal
  • Ajudar a guardar as compras
  • Limpar seu quarto

de 9 a 10 anos

  • Lavar a louça
  • Arrumar a mesa para as refeições
  • Trocar a roupa de cama
  • Preparar lanches rápidos
  • Ajudar no jantar
  • Guardar a louça

de 11 a 12 anos

  • Fazer compras rápidas
  • Passar aspirador
  • Estender e recolher a roupas no varal
  • Arrumar guarda-roupa

de 13 a 14 anos

  • Ajudar a cuidar dos irmãos mais novos
  • Podar plantas
  • Lavar roupas

Organize brincando

Organize-brincando-ensinar-seu-filho-a ser-organizado

A organização não pode se tornar uma obrigação chata para a criança. Ela deve ser feita com alegria, ser divertida e estimulante. Transforme a organização em uma brincadeira, invente jogos como "Jogo de guardar" ou "Quem guarda mais rápido". Invente músicas com o tema organização. Use a criatividade!

Faça com que este momento seja prazeroso para a criança. Depois que a criança executar a tarefa de organização faça uma festinha, bata palmas, agradeça, para que ela veja que o que esta fazendo é muito legal e que esta deixando você feliz, e consequentemente ela ficará feliz também.

Dê o exemplo

ensinar-seu-filho-a-ser-organizado-de-o-exemplo

Crianças tendem a imitar tudo o que veem os outros fazerem. Então, não adianta querer ensinar hábitos que você não pratica, por exemplo, quando a criança estiver na idade de arrumar a cama, e você ensinar esta tarefa e ela mas ao mesmo tempo não praticar também e deixar sua própria cama desarrumada, ela vai aos poucos achando que esta tarefa não é tão importante e deixando de praticar, por isso, dê o exemplo.

Explique para a criança a importância da organização, e como dito acima, sempre que possível, faça brincadeiras para entrar mais no clima da criança e faze-la associar a organizar com momentos agradáveis.

Estabeleça uma rotina para o seu filho

rotinas-ensinar-criança-a-ser-organizada

A rotina é muito importante quando o assusto é educação infantil. É fundamental também para a saúde física e mental do seu filho.

Seguir uma rotina na vida do seu filho, tendo horário para acordar, para comer, para brincar, para passear vai dar mais segurança a ele, e colabora para que ele cresça mais independente e confiante. Uma família desorganizada, que não segue nenhuma rotina e tem horários irregulares as crianças pode vir a se tornar inseguras e desorientadas.

Não critique e nem faça a tarefa pelo seu filho

Quando você ensinar o seu filho a fazer uma tarefa, como por exemplo, dobrar uma roupa, é claro que ele não vai fazer da mesma forma que você faria, mas não critique e nem faça de novo, você deve parabeniza-lo, agradecer e mostrar a ele como esta feliz por ele ter feito a atividade.

Utilize estratégias para ensinar seu filho a ser organizado

Utilize estratégias para ensinar seu filho a ser organizado

Existem algumas estratégias que você pode usar para ensinar o seu filho a ser organizado desde cedo. Como separar os seus brinquedos por categorias, deixando na frente os que ele brinca mais, e quando os brinquedos for se acumulando e você perceber que alguns deles ele não tem mais interesse em brincar, porque enjoou ou porque o brinquedo não é mais para a idade dele, ensine-o a importância da doação e que este brinquedo que ele não gosta mais pode fazer outra criança feliz.

Categorize também as roupas por roupas de sair e roupas de ficar em casa, e sinalize com textos ou imagens, caso ele ainda não saiba ler, fazendo isso ele vai saber o que vestir e separar para organizar. O mesmo vale para organizar o armário da criança, coloque etiquetas nas gavetas com a peça que deve ser guardada, gaveta de camisetas, gaveta de calça e por ai vai, é como se a criança estivesse montando um quebra-cabeça, ela vai saber que tem que guardar cada coisa em seu devido lugar, fazendo crescer nela noções e hábitos de organização. Quando você menos esperar ela vai estar fazendo este mesmo esquema com outras coisas. Você verá, elas aprendem muito rápido!

Não seja tão rigorosa com a organização

ensinar-seu-filho-a-ser-organizado-bagunça

Deixe seu filho fazer bagunça, sim! Parece meio contraditório num post sobre ensinar seu filho a ser organizado eu te dizer para deixar ele bagunçar. Mas, você deve levar em consideração que ele ainda é uma criança, ele precisa expressar criatividade, liberdade e diversão, vai ter sim, o momento em que ele vai espalhar os brinquedos pelo quanto para brincar, que ele vai pintar um desenho na sala e fazer uma aleluia com os lápis de colorir, enfim, ele vai fazer a parte dele que é ser criança, e você tem que deixar. É claro que você vai impor limites, e regras, como, acabou de brincar, ensina-lo a guardar os brinquedos, recolher os lápis e outros objetos do chão para manter a organização da casa.

Não é porque você tem filhos que sua casa precisa ficar de pernas para o ar. Mas também não é porque você presa por organização que você vai impedir seu filho de brincar, bagunçar e se divertir como tem que ser!

Comece já a ensinar seu filho a ser organizado

organizar-ensinar-filhos

Se seu filho ainda não nasceu ou é bebê é ainda melhor, começar a ensina-lo a importância de organizar desde pequenininho, mas se você tem uma criança com mais idade não deixe de ensinar seu filho a ser organizado também, pode demorar um pouco mais, mas ele irá aprender!

Ensinar seu filho a ser organizado é algo que deve ser feito dia a dia, pode ser difícil as vezes mas você não deve desistir, as crianças aprendem muito rápido e você deve dar crédito a elas por isso. Porém se você não manter o exemplo de nada vai adiantar ensinar e repetir quantas vezes for.

Você viu como com paciência, criatividade e leveza você pode ensinar seu filho a ser organizado, mas sem bitolação, ora, você tem uma criança em casa e um pouco de bagunça não faz mal! Assim como seu filho precisa de rotina e organização para ser mais confiante e se tornar adulto mais responsável. Também precisa de um pouco de bagunça para ser criativos e livres.

Você gostou das dicas de como ensinar seu filho a ser organizado? Você utiliza algumas dessas dicas com seu filho? Comente abaixo...

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...