Home » Organização Pessoal » Como começar a ser uma pessoa organizada
Organização Pessoal
Como começar a ser uma pessoa organizada

Como começar a ser uma pessoa organizada

Desde muito novos sempre somos cobrados por nossas mães sobre ser mais organizados, de arrumar nosso quarto, guardar nossos brinquedos, as roupas e ser uma pessoa organizada nas nossas tarefas da escola.

E se na vida adulta você esqueceu todas as orientações de sua mãe e tem hábitos de não organizar sua casa e sua rotina, ou se você é um verdadeiro bagunceiro assumido, porém gostaria de ser mais organizado para otimizar tempo e espaço, este post é pra você, continue lendo...

Você vai aprender neste artigo dicas de como se tornar uma pessoa organizada e manter esta organização no seu dia a dia, porque isso não vai acontecer do dia pra noite, você não vai acordar um belo dia pela manhã sendo uma pessoa organizada, a organização vem através de atitudes e até mesmo métodos que feitos sempre podem vir a virar hábitos que você não vai mais conseguir ficar sem pratica-los.

Crie uma rotina

pessoa-organizada-rotina

Para ser uma pessoa organizada você precisa seguir uma rotina. Por mais chato que possa ser, ela vai te ajudar muito a manter a organização. No começo seja bem metódico na criação da rotina, coloque todos os seus horários de 30 em 30 minutos, com a hora de acordar, arrumar a cama, tomar café, escovar os dentes e por ai vai. E conforme você for entrando na rotina as atividades vão se tornando automáticas evitando distrações e fazendo o dia render mais. Você pode fazer também uma rotina semanal, colocando todos os seus compromissos e horários. Com rotinas você consegue manter a organização a longo prazo. É interessante também ter um planejamento com as refeições semanais e dias específicos para tarefas domésticas como o dia da faxina, dia de passar, dia de lavar entre outras.

Tenha uma agenda

pessoa-organizada

Agenda de papel, agenda do celular, não importa se física ou digital, uma agenda vai te ajudar a organizar seus compromissos, reuniões importantes e não esquecer de nenhum deles, e seja pontual, a pontualidade é fator essencial para a organização. Ter uma agenda também é uma ótima escolha para evitar que você marque compromissos para o mesmo dia e você terá um controle melhor sobre sua vida. Mas a agenda não serve apenas para compromissos pontuais. Você também pode marcar na agenda a data para chegar aquela encomenda pelos correios. Mulheres também podem anotar os períodos em que estão ovulando ou menstruando, geralmente quando vamos no médico sempre perguntam o dia do último ciclo, é importante ter controle sobre isso.

Evite ao máximo a procrastinação

 

Quando o assunto é organização você deve esquecer a frase "Deixar para depois", é sério, principalmente se você ainda é bagunceira e esta tentado ser uma pessoa organizada, quando você deixa pra outra hora você impede que o hábito entre na sua rotina. Sem contar o tempo perdido, porque quando formos obrigados a fazer aquilo que procrastinamos, esta tarefa pode ter ficado ainda maior e nosso prazo poderá ser ainda mais curto. Faça o que tiver que fazer e o quanto antes. Não se esqueça que o objetivo aqui é ser mais organizado e conseguintemente ser mais produtivos, essa é a melhor parte!

Menos é mais!

pessoa-organizada-desapega

Se você tem muita coisa espalhada em casa e não sabe aonde guardar, se suas roupas já se acumulam na cadeira ou atrás da porta por não ter espaço no guarda-roupa, você precisa reduzi-las, desapegar, menos é mais! Tenha isso em mente. Nós muitas vezes acumulamos coisas inúteis, é aquela peça que não te serve mais ou você enjoou, papeis, notinhas de compras antigas, objetos de decoração em excesso acumulando pó, tudo isso só atrai bagunça e desorganização para o ambiente. Separe o que vai para o lixo, o que pode ser doado e o que você quiser manter. Uma pessoa organizada mantem apenas o que for útil e importante. Fazendo isso você terá mais espaço, menos bagunça e economizará mais tempo para achar o que procura.

Crie recompensas pela organização

pessoa-organizada-recompensa

Se você tem filhos provavelmente já o recompensou por algo que ele fez, como por exemplo prometer dar a ele um doce depois de tirar sangue. O sistema de recompensa não funciona apenas para crianças. Isso porque recompensas são motivadoras. Recompense a si mesmo quando cumprir algum objetivo. As recompensas tem que ser algo que goste e que lhe proporcione momentos relaxantes e divertidos, como jantar no seu restaurante favorito, assistir um episódio da sua série, ir ao cinema, comer um doce ou fazer um passeio. Este é um bom refúgio para fugir da rotina e com certeza você vai querer cumprir todas as tarefas do dia para se jogar na recompensa.

Contrate uma personal organizer

personal-organizer

Sendo uma pessoa organizada ou não todo mundo pode se beneficiar contratando uma personal organizer. Para quem são sabe do que se trata personal organizer é uma profissão que se originou nos Estados Unidos e aqui no Brasil é relativamente nova. Este profissional é capacitado para te ajudar a organizar a sua vida em todos os aspectos, seja na área profissional, pessoal, financeira, o lar e te fazer aproveitar melhor seu tempo e sua família. Para contratar seu personal organizer pergunte qual sua experiencia na área, sobre projetos que já concluiu e fotos de antes e depois, e é claro os valores para ver se cabe no seu orçamento (isso também faz parte da vida organizada), geralmente este especialista cobra por hora, ele irá levar em consideração o espaço a ser organizado, a sua rotina e expectativas.

Conclusão

No artigo de hoje você viu que é possível deixar de ser bagunceira para ser uma pessoa organizada. A organização faz você ganhar tempo, ser mais produtivo, ser mais valorizado pois as pessoas confiam mais em pessoas organizadas. Além disso estudos indicam que uma pessoa organizada tem melhor qualidade de vida.

Você viu que com mudanças simples mas eficientes é possível mudar os hábitos, mas é preciso ter disciplina e não desistir dos objetivos.

E ai, o que achou das dicas? Acha que consegue deixar de vez de ser bagunceiro e se tornar uma pessoa organizada? Comente abaixo...

E não deixe de compartilhar este post com seus amigos!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...