Home » Organização do Lar » 7 dicas para organizar a despensa
Organização do Lar

7 dicas para organizar a despensa

A despensa é um dos lugares mais importantes da casa. Porém como ela fica mais preservada, escondida na cozinha, e não recebe visitas de fora muitas vezes acabamos deixando-a toda bagunçada com a correria do dia a dia não é mesmo? Mas, afinal, qual mulher não gosta de deixar a despensa organizada para ter mais praticidade na hora de escolher os ingredientes e pegar o que precisa. O post de hoje é sobre organizar a despensa. Então se você tem dúvidas sobre o assunto continue lendo até o final...

Dica 1 - Antes de organizar esvazie toda a despensa

organizar-a-despensa

Tire tudo o que estiver nas prateleiras da sua despensa, assim você conseguirá visualizar melhor o espaço que tem para organizar as coisas. Encare-a como uma tela em branco onde você pode pintar e desenhar o que desejar. Ah e não deixe de passar um paninho de limpeza para a tirar a poeira que pode ter acumulado. Aproveite que retirou os produtos da dispensa para checar a data de validade de todos os alimentos e descartar o que não serve mais.

Dica 2 - Coloque no alto tudo o que for de reposição

Coloque-no-alto-tudo-o-que-for-de-reposição

Deixe nas prateleiras mais altas produtos que você repõe com um certo intervalo de tempo como papel toalha, esponjas, guardanapos, sacos de lixo, paninhos multiuso de limpeza, papel filme e outros produtos do tipo, produtos que compramos em bastante quantidade e demoramos ara usar como óleo, azeite. Mas porque deixa-los no alto? Como você não vai precisar repo-los com frequência deixa-los em um lugar com acesso mais difícil é uma boa estratégia, assim os lugares de mais fácil acesso você pode guardar aquilo que usa mais, faz todo sentido, não é mesmo?

Dica 3 - Tenha tudo o que mais precisa na altura das mãos

Tenha-tudo-o-que-mais-precisa-na-altura-das-mãos

Antes de tudo você deve pensar a respeito da sua rotina e dos alimentos que você e sua família consomem com mais frequência, e a partir dai decidir o que será guardado nas prateleiras de altura nobre, ou sejas aquela que estão ao alcance das mãos. Algumas sugestões de alimentos para colocar nesta região são arroz, feijão, macarrão, café, alguns enlatados, enfim, vai depender como dito anteriormente de cada família e daquilo que estão mais habituados em consumir.

Dica 4 - Invista em potes de mantimento

Invista-em-potes-de-mantimento

Os alimentos que já foram abertos coloque em potes de mantimento, de preferência os transparentes para pode ver o conteúdo de dentro. Os alimentos que podem ser guardados nestes potes são grãos como arroz, feijão, lentilha, grão de bico, milho, entre outros. É fundamental que ele seja hermético, mas o que é isso? Calma ainda vamos chegar lá, potes herméticos são um tipo de embalagem que não permite a entrada de ar, que preserva o alimento mantendo-o fresquinho por mais tempo. Os potes transparentes além de deixar a sua despensa organizada, também a deixa mais bonita.

Dica 5  - As etiquetas são nossas amigas!

As-etiquetas-são-nossas-amigas

Outra dica importantíssima para organizar a despensa é etiquetar todos os potes, esses herméticos que falamos no post acima, com o nome de cada alimento, exemplo, no pote do arroz uma etiqueta nomeando-o e por ai vai. De repente você pode achar que é besteira, facilmente você consegue identificar o arroz sem que seja preciso ler em uma etiqueta. Porém existem certos alimentos que são mais difíceis de identificar como tipos diferentes de farinha, o sal e o açúcar que podem confundir. Com as etiquetas você não corre o risco, por exemplo, de colocar sal no seu café ao invés de açúcar. Sinalize também os potes através de etiquetas a data de validade do alimento para não correr risco de você e sua família consumirem alimentos vencidos. É válido também que os alimentos com a data de vencimento mais recentes fiquem na frente para serem consumidos antes dos outros.

Dica 6 - Coloque as bebidas nas prateleiras de baixo

Coloque-as-bebidas-nas-prateleiras-de-baixo

Independente da rotina da sua casa e da sua família esta parte é algo que deveria ser igual em todas as despensas. As bebidas devem ficar na parte de baixo da despensa, lá no final em sua última prateleira. Por qual motivo? Simples, porque eles são mais pesados, principalmente garrafas de vidro, latas, caixas de leite ou outros produtos mais pesados. Colocando-as nas prateleiras mais altas o esforço que você terá que faze-las será muito maior do que o que você faria para guardar nas mais baixas. Outro motivo para guardar as bebidas na última prateleira é porque ela é mais resistente que as outras.

Dica 7 - Apostes nos organizadores

Organizadores são grandes aliados para organizar a despensa, aliás são aliados para organizar tudo o que você pode imaginar! São curingas... Os organizadores aramados são excelentes para criar uma segunda ou terceira altura nas prateleiras, aproveitando melhor o espaço dela. Nos organizadores em cesto podem ser guardados os alimentos que ainda não abrimos, como saco de macarrão, saco de sal, entre outros, como este tipo de embalagem não fica em pé sozinhas a cesta as comporta melhor do que simplesmente deixar jogado na prateleira. Gavetas que encaixam na prateleira também são ótimas para organizar alimentos menores e ganhar um espaço extra. E se a sua cozinha for pequena, que tal instalar organizador na porta, assim você ganha muito mais espaço.

Apostes-nos-organizadores-organizar-a-despensa

Use também organizador arquibancada para organizar as latas que são bem práticos. Bandejas giratórias também é babado quando o assunto é organizar a despensa, nelas você pode colocar vidros de alimentos em conserva, potes de maionese, vidros de mel, entre outros.

Apostes-nos-organizadores

Fala sério com uma despensa organizada assim dá até vontade de levar a visita para conhecer, né?

E mesmo que você não tenha uma despensa na sua casa, você pode adaptar estas dicas para organizar os alimentos na sua cozinha mesmo em algum espaço ou armário.

Espero que tenham gostado do post de hoje com as dicas de como organizar a despensa. Se gostou não deixe de compartilhar este artigo com os amigos, e deixar um comentário aqui... Até mais!

1 comentário