Home » Organização do Lar » 7 dicas para organizar a área de serviço
Organização do Lar
dicas-para-organizar-a-área-de-serviço

7 dicas para organizar a área de serviço

Se você esta sempre em busca de dicas e técnicas para organizar os cômodos da casa, porque não organizar também a área de serviço? Ela não precisa ser o ambiente mais caótico da casa. No artigo de hoje confira 8 dias para deixar a sua área de serviço mais funcional e organizada.

É na área de serviço, também chamada de lavanderia, além de ser o lugar onde lavamos as roupas, é também onde são armazenados diversos itens importantes da casa, como acessórios para lavar a roupa, a despensa dos produtos de limpeza, os varais, rodo, vassoura, panos de chão, baldes, produtos de higiene pessoal como papel higiênico e até mesmo a caixa de ferramentas.

Nesse ambiente muitas vezes também estão guardados o aspirador de pó, a tábua de passar, escadas entre outros apetrechos que usamos ocasionalmente.

Deixar a área de serviço organizada trás inúmeras vantagens como maior facilidade para fazer a lista de compras do que esta faltando, encontrar o que precisa, aproveitar melhor o espaço, dentre outros benefícios.

Dicas para organizar a área de serviço

Dica 1 - Cada coisa em seu lugar

Esta dica para organizar a área de serviço é uma regra de organização muito importante para organizar qualquer coisa. Como muitos itens são guardadas neste cômodo, pode ficar com aparência bagunçada facilmente, não é mesmo?

Para que isso não aconteça determine lugares específicos para serem guardados cada objetos. E o mais importante, mantenha cada uma em seu lugar corretamente.

Pegou, usou, devolva no seu devido lugar após isso, somente assim você irá conseguir manter a organização.

Dica 2 - Hora de categorizar!

categorizar-organizar-lavanderia

Após separar onde cada item irá ficar, vem a hora de categoriza-los. A arte de categorizar consiste simplismente em separar todos os objetos por tipo. Por exemplo produtos de limpeza com produtos de limpeza, ah, e lembre-se de coloca-los em lugares de difícil acesso caso tenha crianças ou animais em casa, pois são produtos perigosos.

Categorize também os produtos de limpeza de acordo com cada ambiente da casa, separando os de lavar roupa, os da cozinha, os utilizados no banheiro e por ai vai.

Utilize se necessário etiquetas para identificar cada prateleira ou recipiente em que o objeto estiver guardado.

Dica 3 - Utilize armários com prateleiras

organizar-a-area-de-servico

Para organizar a área de serviço os armários são grandes aliados e não podem faltar. Afinal, neles você pode guardar seus produtos de limpeza, baldes e o que mais precisar.

Existem armários de tamanhos e larguras diversos, com certeza você achará algum que se encaixe perfeitamente em  sua área de serviço.

Nas prateleiras mais altas guarde os produtos de limpeza, que como já falado aqui, não fica ao alcance de crianças e animais de estimação.

Objetos menores como panos de limpeza, esponjas, tapetinhos de cozinha e entre outros ficam devidamente organizados se guardados em caixas ou cestos organizadores. Dê preferencia nas prateleiras do meio, que ficam a altura das mãos.

O aspirador de pó e baldes maiores podem ser guardados na última prateleira.

Dica 4 - Gavetas também são boas pedidas

area-servico-gavetas

As gavetas são perfeitas para guardar objetos menores que se encaixam perfeitamente dentro delas. Além disso, as gavetas facilitam o acesso e para mante-la ainda mais organizada use organizadores e etiquetas adesivas para saber logo de cara o que foi guardado nelas.

Dica 5 - Pendure os itens que mais utiliza

area-servico-pendurar

Pendure, pendure, pendure! Sim, na organização nenhuma parede pode ser descartada.

Usar as paredes evita que fiquem muitas coisas entulhadas atrapalhando a passagem.

Esta dica é ótima para quem tem a área de serviço pequena.

Você pode usar penduradores ou ganchos fixos na parece e neles pendurar vassouras, rodos, baldes, esfregões e muito mais. Você também pode aproveitar as paredes para instalar prateiras ou nichos que contribuem para a organização e ainda decoram o ambiente.

Dica 6 - Tenha um cesto de roupas sujas

O cesto de roupa suja é ideal para este cômodo e com certeza irá contribuir para a organização. O ideal é que você use dois cestos, um para as peças brancas e um outro para as peças coloridas.

Cestos de roupas não são apenas práticos, como também podem servir para decorar o ambiente.

Dica 7 - Invista em um varal suspenso

A sétima e última dica para organizar a área de serviço é investir em um varal suspenso. Acredite, ele irá te salvar em dias chuvosos, em que você estiver lavado muitas roupas a ponto de precisar de varal extra. Além disso, como eles ficam no teto não atrapalham o caminho e nem ocupam espaço. Você nem percebe que ele esta ali a não ser que precise usa-lo. Também a modelos de varais de chão que são dobráveis e economizam muito espaço.

E por último, uma dica final: utilize plantas para decorar e deixar o ambiente ainda mais harmonioso e agradável.

Se você esta gostando deste artigo, também irá gostar deste: Ideias criativas e sustentáveis que vão deixar sua casa linda e organizada!

E ai, o que acharam das dicas sobre organizar a área de serviço?

Você viu como é simples deixar este cantinho mais prático, funcional e harmonioso? E como com técnicas básicas de organização, você evita que este ambiente seja confundido com o cantinho da bagunça.

Você já pratica algumas dessas dicas em sua casa? Tem alguma outra dica para compartilhar com a gente? Se sim, deixe nos comentários. Vou adorar saber.

Compartilhe também este posts com seus amigos e até a próxima...

1 comentário