Home » Organização Financeira » 6 dicas para organizar sua vida financeira
Organização Financeira
organizar-sua-vida-financeira

6 dicas para organizar sua vida financeira

Se você não consegue pagar todas as contas no final do mês, esta sempre devendo e nunca te sobra nada para fazer o que gosta, você com certeza esta pecando por não organizar sua vida financeira.

Problemas financeiros acabam afetando outras áreas da vida do indivíduo como profissional pois acaba por diminuir a produtividade do trabalho, afetam também o emocional e o relacionamento familiar.

Se você sonha em ter uma vida financeira equilibrada, pagar todas as contas em dia e ainda sobrar um dinheirinho extra, saiba que alcançar essa tranquilidade financeira não é um bicho de sete cabeças. Com organização e planejamento é possível realizar este sonho!

Separamos para te ajudar 6 dicas geniais para organizar sua vida financeira. Vamos conferir!

1 - Defina seus objetivos e prioridades financeiras

organizar-sua-vida-financeira

O primeiro passo é definir seus objetivos e prioridades. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: Qual é o meu objetivo financeiro? Qual a prioridade? Vou comprar um carro? Quero dar entrada em numa casa? Fazer uma faculdade? Fazer uma viagem? Tenha uma meta definida determinando o valor que o objetivo custará e um prazo em que será realizado. Por exemplo: comprar um carro de R$ 40 mil reais dentro do prazo de 3 anos ou fazer uma viagem de R$ 35 mil reais a Disney em 2 anos.

2 - Elabore um orçamento em 3 passos

Elabore-um-orçamento-em-3-passos

Você deve elaborar um orçamento em 3 passos:

  • 1) Identificar gastos atuais
  • 2) Avaliar esses gastos atuais e definir metas de despesas
  • 3) Acompanhar se suas futuras despesas estão dentro do planejado

Faça o seu orçamento em planilhas eletrônicas ou softwares específicos como o Quicken ou Microsoft Money que possuem ferramentas mais avançadas, hoje em dia também existem aplicativos de celulares com está função que nem o "Meu Bolso", "Debt Payoff Pro" e "Minhas Economias". O apps são rápidos, práticos e podem ser usados em qualquer lugar. Você deve fazer uma analise e definir as despesas que devem ser cortadas e as que podem ser mantidas. Orçamentos podem ser chatos de fazer, mas é um mal necessário para chegar no seu objetivo.

3 - Poupe dinheiro!

poupar-dinheiro

Sim! Essa não é uma tarefa fácil! Mas é você deve separar parte do salário todo final de mês. O indicado é que você poupe de 10% a 20% de seus lucros mensais. Essa reserva vai lhe assegurar em casos de emergências como problemas de saúde, o conserto do carro, reparos na casa, entre outros. Fazendo isso você terá tranquilidade financeira até mesmo se perder o emprego. Afinal não sabemos o dia de amanhã e temos que estar preparados para qualquer imprevisto.

4 - Tenha um limite de endividamento

Tenha-um-limite-de-endividamento

Só o fato de fazer um orçamento financeiro já irá te ajudar a não se endividar, mas existem outras medidas que podem ser tomadas para que você não fique no vermelho, uma delas é evitar ao máximo e sempre que possível fazer compras parceladas. Comprar a vista pode trazer muitos benefícios como descontos, maior poder de barganha, brindes, pontos em programas de fidelização e outros. Opte pelo parcelamento somente em situações específicas como para a compra de um carro ou imóvel. Outra dica importante é não assumir dividas que sejam maiores que o seu limite financeiro.

5 - Aprenda a investir

invista

Quando você conseguir chegar em um nível de organização financeira em que você já é capaz de pagar as contas em dia, não tem dívidas pendentes e tem conseguido poupar pelo menos 10% do salário todo mês, você já pode pensar em deixar seu dinheiro trabalhar pra você buscando um bom investimento. Antes de investir solicite auxílio do seu gerente no banco ou pessoas e empresas que prestam este tipo de assessoria. Investir dinheiro é um assuntos em que muitas pessoas tem dúvidas, pesquise, estude a área e se capacite para obter sucesso nos investimentos.

6 - Disciplina, acima de tudo!

organizar-sua-vida-financeira

Fator primordial para você conseguir organizar sua vida financeira é ter disciplina. Sem disciplina é impossível seguir qualquer planejamento e alcançar o objetivo com sucesso. Portanto mantenha o foco, não gaste mais que o planejado, acompanhe as despesas e mantenha o plano até o final. A recompensa será o seu objetivo conquistado.

Conclusão

Com estás dicas de organizar sua vida financeira é certo que você terá sucesso financeiro, faça o planejamento com cuidado sem deixar nada de fora depois siga-o a risca e focado nos seus objetivos.

E não se esqueça de poupar dinheiro, dar preferência para pagamentos a vista e aprender a investir e deixar o dinheiro trabalhando pra você. Tudo isso se consegue com planejamento, foco e disciplina! Não desanime, você consegue!

Compartilhe este post com os amigos e até a próxima!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...