Home » Organização Pessoal » 6 benefícios da organização
Organização Pessoal
beneficios-da-organização

6 benefícios da organização

Você ainda acha que organização é luxo ou apenas frescura? Se você pensa isso sobre a organização, é porque ainda não conhece os seus benefícios. A organização é sinônimo de produtividade praticidade e bem-estar. Conheça mais benefícios da organização continuando a ler este post.

Antes de tudo você deve saber que é natural que o ser humano seja desorganizado, uma vez que organizar exige gasto de energia, esforço e disciplina. Porém qualquer um pode começar a se organizar, para que você tome esse pontapé inicial, vou listar neste artigo os principais benefícios da organização, e você verá por si só milhares de motivos para começar se organizar para ganhar mais tempo no dia a dia e ser mais feliz.

A desorganização causa uma série de prejuízos, entre eles:

  • Desgaste emocional
  • Cansaço
  • Estresse
  • Procrastinação (deixar tudo pra depois)
  • Não conseguir cumprir prazos

Vamos listar 6 benefícios da organização:

1 - Aproveitar melhor o espaço dos ambientes

Aproveitar-melhor-o-espaço-dos-ambientes

Se a sua justificativa para a sua bagunça for por que você tem pouco espaço, saiba que esta não é desculpa.

A sua bagunça é resultado da sua desorganização. A organização permite aproveitar melhor os espaços tanto de móveis como de ambientes.

Um exemplo prático e simples está em dobrar as suas roupas de forma diferente, isso já permite que você ganhe o dobro de espaço no seu armário.

Essa e outras técnicas de organização profissional podem otimizar os espaços e acabar com a bagunça, não só no guarda-roupas mas em todos os ambientes da casa.

2 - Aumento da produtividade

produtividade

Com a falta de organização tarefas simples do dia a dia podem se tornar mais difíceis de realizar. Como a simples tarefa de se arrumar para um compromisso, por exemplo, a dificuldade em achar uma peça de roupa perdida na bagunça do armário.

Ou perder em meio a papelada desorganizada do trabalho algum documento importante.

Tudo isso faz com que percamos agilidade e produtividade, fazendo com que nos atrasemos a compromissos importantes e nos causa retrabalho.

Por outro lado com o armário organizado, as roupas setorizadas por tipo, tudo guardado em seu devido lugar fica muito mais fácil de se encontrar o que procura, e se arrumar muito mais rápido.

Além disso, com o aumento da produtividade te sobra mais tempo para investir em novos projetos.

3 - Facilidade na limpeza dos ambientes

facilidade-limpeza

Este fato é óbvio, pare para pensar com tudo organizado a sua casa fica muito mais fácil de limpar.

Você vai ter mais espaço livre para limpar sem precisar ficar tirando as coisas do lugar. Além disso a sua casa ficará muito mais fácil de ser decorada.

4. Diminui o estresse

O Caos do ambiente em que você vive, a falta de controle sobre a sua rotina diária decorrentes da desorganização, podem causar estresse.

Uma vez que a desorganização acaba deixando o seu dia a dia mais cansativo. Tarefas acumuladas que parece que nunca vão acabar, com isso elas são deixadas cada vez mais para depois causando um ciclo vicioso.

5 - Mais dinheiro no bolso

organizacao-dinheiro-no-bolso

Você sabia que a organização te faz economizar em média 30% do seu orçamento doméstico? Isso mesmo. Você não precisará comprar coisas a mais.

Com tudo organizado em seu devido lugar você vai saber claramente o que possui e onde procurar, evitando comprar itens repetidos.

O mesmo serve para as contas a pagar você nem elas perderam no meio da bagunça e evitará o pagamento de juros.

6 - Mais tempo livre

tempo-livre

Este é com certeza um dos maiores benefícios da organização.

O tempo, que também está ligado à produtividade e é o único bem que não pode ser recuperado ou seja ele não volta uma vez que foi gastado.

Quando você faz as tarefas com maior produtividade e praticidade você acaba terminando antes do tempo ou no tempo certo não precisando investir mais tempo naquilo, assim você terá mais tempo para dedicar à sua família, para viajar, passear, enfim e fazer o que gosta.

Se você gostou deste artigo, leia também: Como começar a ser uma pessoa organizada.

Conclusão

Você viu como a organização pode trazer diversos benefícios? Você pode colocar em prática técnicas de organização no seu lar, no seu trabalho e nas suas finanças.

Você percebeu como com organização você ganha mais tempo, se torna mais produtivo, economiza dinheiro, reduz o stress, deixa o dia de faxina mais fácil, você vai ter mais tempo para fazer o que realmente lhe importa. Isso tudo irá te proporcionar mais qualidade de vida e te deixar muito mais feliz.

E aí está pronto para usufruir dos benefícios da organização na sua vida?

Não deixe de deixar seu comentário e compartilhar este post com seu amigo...

Até o próximo post...

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...